[LUTO]

Google vai tirar Orkut do ar em setembro

A partir desta segunda-feira, usuários não poderão criar novas contas

30/06/2014 - 10h56min | Atualizada em 01/07/2014 - 09h31min
Google vai tirar Orkut do ar em setembro Orkut/Reprodução
Rede chegou a ter cerca de 40 milhões de usuários no país Foto: Orkut / Reprodução  

Após um período de especulações, agora é oficial. O Google vai tirar o Orkut do ar ainda em 2014. A data marcada pela gigante de tecnologia é 30 de setembro. A partir desta segunda-feira, dia 30, usuários não poderão criar novas contas na rede social. A empresa disponibilizará uma ferramenta para os ainda usuários exportarem as informações do perfil, como mensagens e fotos.

Aprenda a fazer back-up de seus dados no Orkut

Criado em janeiro de 2004
, o Orkut introduziu uma nação de brasileiros ao mundo das redes sociais. Com perfis que só podiam ser criados a partir de convites, a nova forma de interação logo ganhou adesão no país. No auge, a rede atingiu cerca de 40 milhões de usuários. A falta de investimento em melhorias na rede e a ascensão do Facebook, fizeram a rede perder espaço.

Leia mais notícias de Tecnologia

Para preservar a memória do site que ajudou a alçar o Google à liderança da internet brasileira, parte do conteúdo das tradicionais comunidades será preservado, mantido de forma estática, como uma espécie de museu do serviço, a partir do final de setembro.

Confira a íntegra da nota do Google sobre o fim do Orkut:

"Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além."

Histórico da rede:

2004
O Orkut é lançado no dia 24 de janeiro pelo Google. Batizado com o nome do chefe da equipe do projeto, o turco Orkut Büyükkökten, o site tem como foco os usuários dos Estados Unidos. No dia 5 de abril, aparece a versão em português.

2005
Em abril, é lançada a versão em português. Testimonials viram depoimentos e scraps passam a ser recados. Era o que faltava para os brasileiros aderirem de vez à rede.

2008
O Google anuncia que o Orkut passará a ser administrado pela filial brasileira da companhia.

2010
O Orkut tem 32 milhões de usuários no Brasil e é o terceiro site mais visitado pelos internautas no país, atrás apenas do Google Brasil e do Google.

2011
Os brasileiros são a metade dos usuários do Orkut no mundo todo. Em segundo lugar fica a Índia, com 20%, e em terceiro os Estados Unidos, com 17%. A popularidade do Facebook começa a aumentar e, em outubro deste ano, o número de acessos ao Orkut começa a declinar.

2012
O Facebook ultrapassa o Orkut em número de usuários, chegando aos 36 milhões de visitantes em janeiro. A rede social azul e rosa começa a cair em desuso.

2013
O número de acessos ao Orkut fica em 6 milhões no mês de dezembro – número que, embora pequeno se comparado ao auge da rede social, revela que o site ainda possui usuários ativos e cativos.

AS PRINCIPAIS COMUNIDADES:

Scraps, depoimentos e, principalmente, comunidades, ficaram famosos com a massificação do Orkut. Relembre algumas das que fizeram mais sucesso:


1- Eu Odeio Acordar Cedo 



2 - Eu amo a minha MÃE!




3 - Te incomodo?? Que peeena!!!




4 - Eu amo chocolate! 




5 - Deus me disse: desce e arrasa!




6 - Amigos também dizem "eu te amo"




7 - Mulher não se pega, conquista!




8 - Tenho ciúmes de quem amo




9 - Amo ouvir música alta




10 - Eu amo o meu pai!

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.