
Transformar uma ideia simples em um produto viciante não é tarefa fácil no mundo dos games, mas parece que os desenvolvedores da empresa argentina Etermax conseguiram achar a fórmula. Depois do sucesso de "Apalabrados" - jogo similar às palavras cruzadas e que teve mais de 10 milhões de usuários - a companhia colhe agora os louros do sucesso com o jogo Perguntados.
Ao melhor estilo "Show do Milhão", o aplicativo foi lançado em outubro do ano passado e deu nova versão ao tradicional game de perguntas e respostas. Disponível em sete idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, catalão, alemão, além do português), já ultrapassou os 4 milhões de usuários em todo o mundo.
O Perguntados é um jogo de perguntas e respostas com questões sobre seis temas: Artes, Ciência, Entretenimento, Esportes, Geografia e História. O usuário pode se logar usando a conta do Facebook ou com um endereço de e-mail.
Uma das novas facetas dada ao jogo pela empresa argentina fica por conta da interação: os usuários podem realizar disputas com amigos do Facebook ou outros utilizadores do game. Para sair com a vitória, o jogador deve obter os seis personagens que representam cada categoria.
Ao baixar o aplicativo, disponível para Android, iOS e também no Facebook, o jogador ganha três vidas, que permitem três partidas. Caso o usuário acerte as questões, avança no jogo e ganha mais oportunidades de jogo. Caso erre, é preciso aguardar um tempo - que pode chegar a 1h - para iniciar uma nova partida gratuitamente ou pagar alguns centavos de dólar para seguir jogando.
Ao acertar, o jogador também acumula moedas, item que ajuda a aumentar o tempo para responder - inicialmente de 30 segundos -, além de vantagens como excluir alternativas erradas ou pular perguntas. As moedas também podem ser adquiridas, mediante pagamento, dentro do aplicativo (a oferta de 1,3 mil moedas custa US$ 99,99!).

Outro ponto interessante do Perguntados é a colaboração: o usuário pode avaliar a qualidade das questões respondidas (chata ou divertida), adicionar perguntas e ainda conversar com o adversário no programa.
Sucesso
No mesmo batida de outros games que viraram mania, como Song Pop, Candy Crush e FarmVille, o Perguntados também ganhou espaço nas redes sociais. Só no Facebook, uma das páginas em português do jogo tinha até esta segunda-feira, dia 9, mais de 65 mil fãs, e também páginas de humor, como o "Perguntados da Depressão".

Recomendada por um amigo, a dentista Manuela Henriques, 31 anos, fez o download do aplicativo há dois meses, mas foi nos últimos 15 dias que viu o número de conhecidos no jogo crescer. No momento, o Perguntados é a opção número um para os momentos de espera entre um paciente e outro.
- Comecei um pouco antes da febre. Um amigo disse para entrar, que era mais legal jogar com gente conhecida. Eu gostei, porque é uma competição saudável, de conhecimento geral - comenta a moradora de Porto Alegre.
Segundo a empresa que desenvolveu o aplicativo, o banco de perguntas do game tem mais de 100 mil questões, mas a colaboração dos usuários é fundamental para evitar repetições.
- Se não derem uma renovada nas perguntas, pode começar a cair. Depois de um tempo as questões vão se repetindo e a gente também vai pegando as malandragens do jogo - avalia Manuela.