Depois da polêmica causada por um controverso estudo feito pelo Facebook, que manipulou o feed de notícias de quase 700 mil usuários para avaliar o "contágio emocional" das publicações, a rede social anunciou na quinta-feira uma mudança nos seus métodos de pesquisa. Em um comunicado para a imprensa, o diretor-chefe de tecnologia da rede, Mike Schroepfer, afirmou que a companhia segue empenhada em fazer pesquisas para tornar o Facebook melhor, mas quer fazer isso "de forma mais responsável".
Facebook defende estudo que testou comportamento de 700 mil usuários
Estudo que manipulou feed de 700 mil perfis do Facebook é questionado
Entre os dias 11 e 18 de janeiro de 2012, o Facebook manipulou o algoritmo usado para distribuir os posts no feed de notícias do usuário para verificar como isso afetou o seu humor. O estudo, conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell e pela Universidade da Califórnia, foi publicado em junho na 17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência. Os pesquisadores pretendiam verificar se o número de palavras positivas ou negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.Observou-se que, sim, os usuários eram afetados pelos posts e mudavam o humor de seus próprios posts depois de uma semana.