
A Claro é a operadora que oferece a melhor cobertura para serviço de dados e de voz em Porto Alegre. Pelo menos é o que indica o aplicativo Serviço Móvel, lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que permite que o cliente consulte a qualidade do serviço das operadoras de telefonia e internet móvel.
Com o novo aplicativo - disponível para Android, iOS e também na web, o usuário poderá consultar a qualidade dos serviços de voz e de dados nas redes das operadoras do serviço móvel em todos os municípios brasileiros. O consumidor poderá consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos pela agência. É possível, ainda, acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.
Por que a velocidade da conexão da internet sofre variação?
Leia todas as notícias de Tecnologia em Zero Hora
Além do ranking de operadoras, o aplicativo mostra um mapa que localiza todas as antenas instaladas na cidade por cada empresa - além do tipo de cobertura que essa estação fornece - 2G, 3G ou 4G.
A situação em Porto Alegre
Três das quatro operadoras que oferecem o serviço de telefonia na Capital operam acima do índice de referência da Anatel, que é de 95%. A Claro lidera o ranking de voz, com indicador de acesso à rede de 99,31%, seguido pela Vivo, com 98,74% e TIM, com 98,58%. A Oi é única que opera abaixo do índice de referência da Anatel, com 91,94%.

A Anatel mede ainda a queda da rede de voz. As quatro operadoras em Porto Alegre atingem o indicador estabelecido pela agência reguladora, que é abaixo de 2%. A Claro também apresenta o melhor desempenho nesse quesito, com um índice de queda de 0,60%, seguido pela Vivo, com 0,65%, Oi, com 0,94%, e TIM, com 0,99%.
Já na conexão de dados, somente a Claro oferece acesso à internet aos seus clientes acima do índice de referência de conexão de rede estabelecido pela Anatel na Capital. Esse índice é de 98%, e a Claro atinge a marca de 98,86%. A Vivo fica pouco abaixo, com 97,98%, seguido pela TIM, com 97,95%, e Oi, com 95,92%.
A referência para o indicador de desconexão da rede de dados é de 5% ou inferior, e todas as empresas que oferecem o serviço de internet móvel em Porto Alegre cumprem a meta. A Vivo é quem se sai melhor nesse quesito, com uma taxa de desconexão de rede de 0,71%, seguido pela Claro, com 1,12%, Oi, com 1,45%, e TIM, com 2,28%.
Em nota, a Oi informou que investiu R$ 133 milhões no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2014, o que representa um crescimento de 22% em comparação com o mesmo período do ano passado.
- Nos primeiros sete meses de 2014, foram implantados 110 novos sites 2G, 3G e 4G no Estado. Também a sua rede Oi WiFi, a maior do Brasil, com mais de 800 mil pontos de acesso em todo o país, foi ampliada no Rio Grande do Sul em 62% de janeiro a julho de 2014, alcançando mais de 70 mil pontos de acesso à rede Oi Wi-Fi no Estado - diz o texto.
A Claro também se manifestou por nota:
A Claro acredita que o App Serviço Móvel, lançado recentemente pela Anatel, é uma importante ferramenta para as empresas e consumidores. O aplicativo permite aos clientes avaliarem o compromisso das operadoras em melhorar e qualificar cada vez mais os serviços, além de proporcionar mais transparência nas relações com os usuários.
"Os resultados da Claro, apresentados no aplicativo 'Serviço Móvel' lançado pela Anatel nesta terça-feira, 14, refletem o trabalho da operadora em oferecer sempre a melhor experiência em serviços de telefonia móvel aos seus mais de 4,8 milhões clientes no Rio Grande do Sul", afirma o diretor regional da Claro para o Rio Grande do Sul, Marcelo Repetto. O APP da Anatel permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular no Brasil.
A experiência diferenciada dos serviços da Claro é constantemente comprovada por testes de órgãos reguladores como as medições de qualidade da Anatel e relatório "State of LTE" (Estado de LTE) organizado pela OpenSignal, uma organização inglesa que analisa torres e conexões móveis ao redor do mundo. A Claro foi a única operadora brasileira a constar no ranking OpenSignal das 30 empresas melhor posicionadas, em primeiro lugar, com a média de velocidade de 27,8 Mbps, número bem acima da segunda colocada, com apenas 23,8 Mbps. O documento analisa o estado e a qualidade das conexões das redes LTE (4G) em 16 países do mundo.
Leia também o posicionamento da Vivo:
A Telefônica Vivo informa que vem, ao longo dos últimos meses, atuando fortemente para melhorar a capacidade da infraestrutura de rede que atende a cidade de Porto Alegre. São ampliações sistemáticas para melhorar o sinal na capital gaúcha, assim como em todo o Rio Grande do Sul.
Como líder de mercado no estado, com um market share total de 41%, tendo 52% de pós pago e 59,9% de banda larga (dados da Anatel), a preocupação da Telefônica Vivo é oferecer soluções eficientes e de qualidade para seu público.
Por fim, a Telefônica Vivo informa que está realizando, em todo o país, investimentos que totalizam R$ 24,3 bilhões no período de 2011 a 2014.
A TIM também se manifestou:
A TIM parabeniza a iniciativa da Anatel em lançar um aplicativo que facilita a consulta de informações sobre a cobertura e qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. Ações como esta contribuem para a melhoria da relação entre clientes e as empresas e vão de encontro à política de transparência pioneira adotada companhia. A operadora tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica e trabalha continuamente para aprimorar os seus serviços e processos de atendimento em todo o Brasil. Prova disso, foi o lançamento do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas) no qual os consumidores podem acompanhar todo o trabalho da companhia para aprimorar a qualidade dos serviços, verificar a cobertura da empresa e enviar reportes com sugestões de melhorias.
*Zero Hora