
O sistema de monitoramento e análise de redes sociais Torabit faz um ranking mensal de engajamento dos leitores de portais e sites de jornais. Em fevereiro, a liderança nacional ficou com a Zero Hora, com 2,73% de média, seguido pelo Estadão (2,29%), Portal UOL (1,97%), O Globo (1,44%) e Folha de S.Paulo (1,13%).
Para calcular a taxa, o Torabit utiliza uma fórmula simples, que soma as ações que os internautas fazem em cada rede (curtir, comentar ou compartilhar), multiplica por cem e divide pelo número de seguidores de cada veículo no fim de cada mês.
De janeiro para fevereiro, ZH cresceu 46% e conseguiu taxas de engajamento da ordem de 4,6% no Facebook, 0,32% no Twitter e 3,2% no Instagram. Entre os veículos pesquisados, a média atingida no Facebook é de 2,48%; no Twitter é de 0,23% e no Instagram 1,53%.
- O que o Torabit mede é a qualidade do conteúdo em função da população que cada veículo alcança nas redes. Ações como comentar e compartilhar exige empenho do internauta. E ele só reage assim se os canais abrem possibilidade de conversa -, afirma Caio Túlio Costa, um dos fundadores da Torabit.

O índice Torabit começou a ser apurado em novembro de 2015, quando ZH também ficou na liderança na taxa de engajamento no Facebook. Hoje, a ZH conta com mais de 2,6 milhões de seguidores, somando Twitter, Facebook e Instagram. A próxima divulgação do índice Torabit, em abril, vai ser acrescida também do desempenho nas redes sociais das três principais revistas semanais brasileiras: Veja, Época e IstoÉ.