Trânsito monitorado

EPTC realiza pesquisa de contagem de tráfego na Capital

Ação rotineira é realizada na Avenida Ipiranga nesta manhã

30/07/2012 | 11h30
EPTC realiza pesquisa de contagem de tráfego na Capital Fernando Gomes/Agencia RBS
Agentes da EPTC realizam contagem desde as 7h desta segunda-feira Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam, na manhã desta segunda-feira, a contagem de pedestres e veículos no cruzamento da Avenida Ipiranga com a Avenida Erico Veríssimo, em Porto Alegre.

Segundo Carla Meinecke, Gerente de Planejamento de Trânsito da EPTc, o estudo, rotineiro, é realizado para atualizar o tempo dos semáforos da via, além de atender pedidos de mudança de trânsito.

— Estamos realizando essa contagem, principalmente, em função da ciclovia. Periodicamente realizamos esse monitoramento nos cruzamentos com maior movimento — afirmou Carla.

Ainda, esse tipo de levantamento tem apontado, por exemplo, que nos últimos anos o fluxo da zona norte da Capital tem migrado para as zonas sul e leste, o que requer um novo planejamento viário.

Tipos

A contagem realizada pode ser feita de três formas:

— Manual: pesquisadores da EPTC ficam "plantados" nos cruzamentos anotando o número e o tipo dos veículos (pequeno, médio e grande) que passam pelo local, além da quantidade de pedestres;

Câmeras: a EPTC têm câmeras de videomonitoramento distribuídas pela Capital, pelas quais cuidam o fluxo nas principais vias da cidade;

Câmera móvel: sistema que entrou em uso recentemente e visa acelerar o processo de contagem. Essa câmera agiliza o processo de contagem manual, com a vantagem de funcionar 24h por dia, sob qualquer clima.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.