Que ônibus passa aqui?

Paradas de ônibus da Capital recebem adesivos informativos

Ideia de três publicitários foi aderida pela prefeitura e, após cinco meses, chega às ruas

05/07/2012 | 16h33
Paradas de ônibus da Capital recebem adesivos informativos Francielle Caetano/Divulgação PMPA
Adesivos serão colocados em 30 pontos da cidade Foto: Francielle Caetano / Divulgação PMPA

As paradas de ônibus das avenidas Cristóvão Colombo e Benjamin Constant, em Porto Alegre, começaram a receber na tarde desta quinta-feira os adesivos "Que ônibus passa aqui?", com identificação das linhas da Capital. Segundo a diretora de Transportes, Maria Cristina Molina Ladeira, incialmente 30 pontos terão os materiais.

— Será um teste, vamos avaliar a aceitação e a durabilidade para decidir se será expandida — explica.

A ideia de tornar os pontos mais informativos, facilitando a vida de quem usa o transporte público, começou em fevereiro por meio dos publicitários Giovani Groff, Gabriel Gomes e Luciano Braga. Integrantes do coletivo Shoot the Shit, eles criaram 50 adesivos com uma parte em branco para que as próprias pessoas informassem os itinerários de um determinado ponto.

Inicialmente, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) criticou a ideia do grupo, mas voltou atrás e incluiu os adesivos ao Plano de Informação ao Usuário do Transporte Público de Porto Alegre. Após cinco meses, o material começa a chegar nas ruas.

— Poderia ter sido colocado antes, mas têm processos internos que precisam ser seguidos. Valeu a pena esperar, tomara que agora continue em mais pontos — diz o publicitário Giovani Groff, 27 anos, um dos idealizadores da ideia.

O grupo se reuniu com a EPTC e apresentou três propostas de adesivos. O modelo escolhido é formado por uma base com a pergunta e um espaço em branco para que sejam colados os adesivos das linhas, com cores relacionadas a cada empresa.

A participação da população — que na proposta inicial contribuiria para informar os ônibus que passavam por determinado ponto — foi excluída para evitar a divulgação de informações erradas.

Notícias Relacionadas

Transporte público 07/02/2012 | 22h12

Depois de criticar, prefeitura adota projeto de adesivos com itinerários dos ônibus

EPTC diz que adesivagem é irregular, mas órgão vai "aceitar a ideia"

Transporte colaborativo 06/02/2012 | 19h26

Com adesivos, grupo sugere que usuários indiquem percurso dos ônibus

Publicitários colaram material com a pergunta "Que ônibus passa aqui?" em pontos da Capital

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.