São Leopoldo

Moradores fazem protesto para entrega de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

Grupo chegou a fechar a BR-116 na manhã desta sexta-feira; Cerca de 50 pessoas exigem posição da prefeitura sobre residencial São Miguel 2

14/03/2014 | 12h49
Moradores fazem protesto para entrega de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida Charles Dias/Especial
Grupo bloqueou parcialmente a BR-116 por volta do meio-dia desta sexta-feira Foto: Charles Dias / Especial

Cerca de 50 pessoas bloquearam por volta do meio-dia a BR-116 no sentido capital-interior, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, provocando lentidão no trânsito. O grupo reivindica a entrega de 63 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida no residencial São Miguel 2, no bairro Charrua.

A Polícia Rodoviária Federal acompanhou o protesto, que foi pacífico. O grupo já liberou a rodovia e seguiu para frente da Igreja Matriz do município, próximo à prefeitura. Com cartazes e gritos de “queremos moradia”, eles exigem uma posição do município sobre o caso.

Segundo os moradores, a Caixa Econômica Federal (CEF) já entregou as chaves de mais de 200 apartamentos. Os 63 ainda pendentes foram ocupados pelos manifestantes em 13 de fevereiro.

– Esses apartamentos estavam sendo depredados por vândalos e eles são nossos. Nós nos inscrevemos para recebermos. E a prefeitura diz que não tem o que fazer – afirma um dos líderes do protesto, Jonathan de Paula dos Santos.

Desde a ocupação em fevereiro, o grupo teve reuniões com a CEF, que alegou não ter feito a liberação das moradias por falta de documentação. A prefeitura teve uma reunião com os moradores na manhã desta sexta-feira, mas, segundo o grupo que protesta, o município não tem como intervir.

O secretário adjunto da secretaria de Gestão e Governo, Claúdio Fuhrmann, afirma que os moradores que ocuparam as moradias não fazem parte dos beneficiários dos imóveis. Dos 63, 35 estão com contratos assinados e aguardam a reitegração de posse.

– Restam ainda 28 unidades que já possuem a indicação de família e que aguardam o fechamento da documentação para aprovação dos dossiês junto à Caixa – afirma Fuhrmann.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.