Em 1995, Brasília (DF) era uma das cidades mais violentas no trânsito brasileiro. Uma mudança se deu, sobretudo, entre 1996 e 1997. A transformação nasceu de uma iniciativa local, com envolvimento do governo e sociedade, com campanha educativa seguida de uma fiscalização rigorosa.
Aprenderam, em parte, pelo bolso. Além disso, foram pintadas novas faixas e apagadas outras que estavam em locais considerados inadequados, e foram instaladas placas de sinalização com as palavras "Passagem de Pedestre" a 100 metros de cada faixa. Mais recentemente, a cidade de São Paulo também empreendeu um grande esforço para melhorar a relação de motoristas e pedestres.
Há três anos, a prefeitura paulista fez durante três meses campanhas educativas com orientadores de trânsito espalhados por cruzamentos e, depois, reforçou a fiscalização no trânsito. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, a percepção que os pedestres têm de estarem sendo respeitados aumentou de 30,5% em fevereiro de 2011 para 41% em março de 2013.
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