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Uma via de 3,2 km, correndo paralelamente à avenida Bento Gonçalves, capaz de escoar parte dos 46 mil veículos que se deslocam diariamente de Viamão a Porto Alegre pela manhã e retornam no final da tarde. Nascida de debates entre moradores da Lomba do Pinheiro, em 2011, e amadurecida nos últimos dois anos por movimentos de moradores de Viamão, a expansão da Avenida Ipiranga de Porto Alegre até a cidade vizinha entra agora na agenda de agentes públicos.
Por enquanto, o plano inclui apenas uma estimativa de traçado e uma ideia inicial de custo - entre R$ 15 milhões e 30 milhões. No próximo dia 16, uma audiência na Assembleia Legislativa debaterá a proposta e as formas de transformá-la em um projeto sólido, com orçamento, prazos e previsão de entraves ambientais. Será o segundo encontro - o primeiro foi há mais de um ano, mas sem avanços práticos.
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- A RS 040, principal ligação entre os dois municípios, está totalmente sobrecarregada, e a ampliação da Ipiranga seria o projeto mais fácil para melhorar o trânsito na região - argumenta o presidente da Associação do bairro Jardim Universitário, Jessé Sangalli, um dos principais defensores da ideia.
Em síntese, o plano sugere o asfaltamento da Ipiranga a partir da avenida Antônio de Carvalho até a Faculdade de Agronomia da Ufrgs. A partir daí, o uso das ruas da própria Ufrgs até Viamão, com obras de adaptação.
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O maior entrave não é dinheiro, mas a disposição da Ufrgs em compartilhar seu campus. A instituição resiste em ceder vias por onde circulam os alunos para serem adaptadas como avenidas. Outra alternativa seria construir uma nova estrada na área da universidade, mas igualmente dependeria de negociação. Em comunicado à reportagem, a Ufrgs diz que "não entende que essa divisão de seu campus possa ser uma solução para os problemas da região, e se dispõe a discutir alternativas".
Metroplan promete estudo de viabilidade técnica
Para esquentar o debate, Sangalli criou um vídeo mostrando como seria a extensão, que já teve mais de 80 mil visualizações no Facebook. O projeto foi apresentado recentemente ao secretário de Obras e Viação de Porto Alegre, Mauro Zacher, que visitou a comunidade no último dia 27. Conforme a Assessoria de Imprensa da Smov, a Zacher visitou a área com técnicos da pasta para avaliar a viabilidade do projeto, mas isso não indica uma decisão da prefeitura pela obra.
A ideia chegou à Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, responsável pela elaboração de projetos que integrem áreas urbanas de diferentes municípios). O órgão pretende lançar nos próximos seis meses edital para um estudo de viabilidade técnica à obra. Se tudo correr como o esperado, a licitação para a expansão da Ipiranga pode ocorrer em 2016.
- Existe interesse das prefeituras e da comunidade de Porto Alegre e de Viamão. O que precisamos é avaliar como superar obstáculos ambientais, orçamentários e institucionais, em particular com a Ufrgs - afirma o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.
Especialista em engenharia de trânsito, Mauri Panitz considera a construção de uma nova via entre Porto Alegre e Viamão fundamental para a integração e o desenvolvimento da Região Metropolitana. Mas ele avalia que a obra precisaria ser pensada como via expressa, e não avenida convencional, sob pena de se tornar obsoleta rapidamente.
- É preciso pensar em soluções de longo prazo. Se a avenida passar pela universidade, que tenha cercamento para evitar o surgimento de vias arteriais e construções imobiliárias - indica.