Arte acessível

Aura inaugura galeria pop-up no Iguatemi Porto Alegre

Quem estreia o espaço físico da plataforma de arte contemporânea na expansão no shopping é Lilian Maus, com a mostra "Jardim Sensível"

05/05/2016 - 23h59min | Atualizada em 06/05/2016 - 11h21min
Aura inaugura galeria pop-up no Iguatemi Porto Alegre Andréa Graiz / Agência RBS/Agência RBS
Bruna Bailune Foto: Andréa Graiz / Agência RBS / Agência RBS  

A expansão do Iguatemi Porto Alegre foi invadida por um jardim na noite desta quinta-feira (5/5), com a abertura oficial da galeria pop-up da plataforma de arte contemporânea Aura. A artista escolhida para estrear o espaço foi Lilian Maus, que selecionou algumas obras de sua série Área de Cultivo para compor a mostra Jardim Sensível

Lilian Maus Foto: Andréa Graiz / Agência RBS

Além do misto de pintura e desenho exposto nas paredes, a artista traz o mesmo micro-universo para a instalação interativa Pintura Rastejante, com objetos que remetem às minhocas e lagartas encontradas por Lilian em seu jardim em Osório. 

– São esses seres expandidos em escala humana, para nos colocar em outra relação com o espaço. Sempre gosto de entender meu trabalho como um desdobramento entre vários meios, trazendo o bidimensional do papel para uma espécie de ninho que literalmente envolve o público – explica.

Foto: Andréa Graiz / Agência RBS

A proprietária Bruna Bailune conta que, a princípio, a galeria deve ocupar o ambiente – ao lado de onde será inaugurada a segunda loja da Sephora na Capital – por, no mínimo, três meses, com uma exposição em cada um deles. 

– Mas estamos amando, por nós ficamos mais tempo! Já tínhamos essa vontade de fazer um espaço nesse formato em shopping mesmo, porque é bem o público que queremos atingir, que não frequenta tanto o meio cultural. A próxima mostra será coletiva, para abarcar artistas do mundo inteiro, mostrando essa diversidade. Depois queremos aprofundar em um tema específico da arte contemporânea – comenta Bruna.

Bruna Fetter Foto: Andréa Graiz / Agência RBS

Jardim Sensível fica aberta a visitação até 20 de maio, de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados, das 11h30 às 22h – tudo de forma gratuita. Posteriormente, a mostra segue para São Paulo e, mais para o fim do ano, para o Chile. 

– Desde sexta, quando montei a instalação, já tivemos uma média de visitação de 500 pessoas por dia, número que eu nunca teria em uma galeria, que é um espaço gratuito, aberto, mas que as pessoas desconhecem. Colocar um jardim em um ambiente em que tudo é artificial e as pessoas estão focadas no consumo, e conseguir fazer com que a arte rompa as barreiras e atinja um público leigo é muito lindo! – finaliza Lilian. 

Rommulo Vieira Conceição Foto: Andréa Graiz / Agência RBS

Clique aqui para ver mais fotos do evento!

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.