Profissão: passeadeira

Claudia Bins transforma sua paixão por viagens em livro infantil e blog 

Foi quando largou sua carreira como gerente de projetos de grandes empresas que a gaúcha criou As Passeadeiras

Por: Jéssica Nakamura
07/05/2016 - 09h00min | Atualizada em 07/05/2016 - 09h00min
Claudia Bins transforma sua paixão por viagens em livro infantil e blog  Félix Zucco/Agencia RBS
As filhas Juliana e Manoela são companheiras na hora de desbravar novos destinos Foto: Félix Zucco / Agencia RBS  

Há um ditado que diz: ¿mente vazia, oficina do diabo¿. Mas foi justo quando Claudia Bins largou sua carreira como gerente de projetos de grandes empresas para se dedicar à família que nasceu seu lado empreendedor. Formada em Informática, a gaúcha sempre gostou de viajar e já carimbou seu passaporte em 42 países. A paixão se estendeu à família e, junto ao marido, Alexandre, e às filhas, Manoela, nove anos, e Juliana, cinco, ela passou a aproveitar feriados e férias escolares para conhecer destinos diferentes. 

– Durante o ano, as meninas estão no colégio e nós estamos trabalhando, então não temos essa convivência familiar tão intensa. Viajar é a oportunidade única de conviver 24 horas. E é um aprendizado, né? Criança nunca é fácil – afirma. 

Leia também
Confira programação temática para o Dia das Mães no Domingo
Leckerhaus prepara biscoitos personalizados para o Dia das Mães
Novas mamães contam se as expectativas que tinham foram cumpridas

Baseada nessa afirmação e na experiência própria, escreveu As Passeadeiras, livro infantil interativo lançado em novembro, que conta o roteiro de viagem da família à Serra Gaúcha por páginas que permitem à criança desenhar, pintar e colar. Ao final, a publicação reserva um roteiro para os papais se inspirarem na hora de planejar as viagens com os pequenos. Claudia afirma que já tem outras 10 histórias escritas esperando para serem ilustradas e publicadas. 

– Cada uma aborda um aspecto diferente. No da Serra, falamos da imigração italiana como aspecto cultural e também das trilhas nos cânions com as crianças, o que não é muito usual. No de Maceió, quero dar um enfoque forte na ecologia, chamando a atenção para os problemas de poluição ambiental que vimos na cidade. 

Foto: Félix Zucco / Agência RBS

Além dos livros voltados à criançada, Claudia criou um blog que contém não só dicas de passeios, mas também conteúdos relacionados à maternidade e ao universo infantil. No site aspasseadeiras.com.brela reúne oito colunistas – de psicopedagogas a arquitetas – para disseminar olhares diferentes sobre o tema. E mais: para facilitar a vida de pais e filhos na Capital, criou no Facebook o grupo Passeando em Porto Alegre, onde são compartilhados programas bacanas adequados aos pequenos. 

O próximo plano é promover sessões de leitura em instituições, para que as crianças que têm limitações financeiras e físicas possam viajar por meio da literatura. Ufa! E, tudo isso, é claro, conectado à atividade de continuar descobrindo novos destinos. 

– Eu sempre digo que o meu destino preferido é o próximo! – brinca. 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.