
A parcela da casa ou do apartamento perdeu espaço no orçamento do consumidor médio. Pesquisa do SPC Brasil aponta que 19% dos entrevistados têm financiamento imobiliário, contra 41% do ano passado.
Ao mesmo tempo, a compra de eletrodomésticos por financiamento aumentou de 4% para 16%. Outros motivos mencionados para tomar o crédito são a compra de motocicletas, eletrônicos, móveis, reforma da casa e o pagamento da faculdade.
O grande motivo apontado pelo SPC é a crise. Assim como no auge da venda de imóveis e carros, alguns segmentos do varejo relatavam queda na parcela da renda destinada a compras, por exemplo, de calçados.
– Houve recuo na procura por crédito a longo prazo e os bancos também começaram a limitar esse tipo de financiamento pelo alto risco de inadimplência. Além disso, o consumidor está precisando financiar até mesmo a compra de produtos bem mais baratos, como eletrodomésticos – diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Ainda na pesquisa, dois em cada dez consumidores disseram ter algum tipo de financiamento. Destes, 19% não analisaram os juros e as taxas cobradas.
Siga Giane Guerra no Facebook.