Luiz Zini Pires

Arena do Grêmio poderá ganhar o revolucionário árbitro de vídeo em outubro

Conmebol adotará a nova tecnologia nas fases semifinais e nas finais da Copa Libertadores

Por: Luiz Zini Pires
13/09/2017 - 12h58min | Atualizada em 13/09/2017 - 17h21min
Arena do Grêmio poderá ganhar o revolucionário árbitro de vídeo em outubro Diori Vasconcelos/Rádio Gaúcha
Foto: Diori Vasconcelos / Rádio Gaúcha  

A Conmebol fechou com o Mediapro. O grupo espanhol ficará responsável por assistir tecnicamente ao árbitro de vídeo (AV) nas seis partidas finais da Copa Libertadores da América, semifinais e finais, entre outubro e novembro de 2017. 

O Mediapro é especializado em  produções audiovisuais, entre outros negócios, e nasceu em Barcelona nos anos 1990. Conta com escritórios em vários de países, um deles no Brasil, localizado no Rio de Janeiro.

Não deixe de ler:
Fã de Renato, Jair Ventura elogia Grêmio: É uma equipe muito forte"
Botafogo espera novos milagres do seu goleiro que aprendeu a gostar do Inter
Como é a vida do Grêmio quando joga pela Libertadores fora da sua casa

O serviço, ou sistema VAR (Vídeo Assistent Referee) como é chamado nos países da Europa, será instalado em quatro estádios da América do Sul. A Arena pode estar entre eles, caso o Grêmio supere o Botafogo em dois jogos e acesse as semifinais da competição.

O Mediapro, que produz filmes, com diretores como Woody Allen e Oliver Stone, venceu uma concorrência com quatro outros interessados. A sua proposta foi aceita pelo Comité Evaluador Interno y la Dirección de Ética da Conmebol. Fechou recentemente um contrato de cinco anos com a Liga Portuguesa de Futebol. 

O paraguaio Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, destacou o uso do AV em recente entrevista. A medida é inédita na história da confederação e será adotada pela Fifa na Copa da Mundo da Rússia de 2018.

- O árbitro de vídeo é uma necessidade para que o árbitro tome as decisões corretas, reduza os erros e promova o jogo limpo.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.