Em silêncio, duas empresas gaúchas negociaram durante quatro meses um projeto que representa investimento de R$ 50 milhões. A Planalto e a Ouro e Prata se uniram para comprar 60 ônibus e abrir 43 linhas entre cidades do Interior e pontos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
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Pedro Teixeira, presidente da JMP, holding da Planalto, explicou à coluna que não se trata de fusão ou aquisição, apenas uma ação conjunta de duas empresas independentes - e pretendem se manter assim - para aproveitar uma oportunidade de mercado. Observando aumento de procura pelo transporte rodoviário em trechos de longa distância, encomendaram veículos da Mercedes-Benz e da Marcopolo e traçaram as novas rotas.
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Ambas estão vendendo passagens a partir desta quinta-feira, autorizada pela ANTT, a agência reguladora do transporte rodoviário. Detalhe: a promessa é oferecer serviço de alta qualidade, com direito a boa conexão de internet, portas USB em cada poltrona - todas em sistema semileito - e até sistema individual de entretenimento, como nas melhores empresas aéreas.
O valor do investimento cobre o custo dos ônibus, de melhora na infraestrutura, e na contratação de equipes. Só para motoristas, são 140 novas vagas.
Parte da oportunidade, admite Teixeira, vem da redução no uso de transporte aéreo. Com a inflação corroendo a renda e o custo do combustível elevando o preço das passagens.