
A rede de postos Ipiranga e a Chevron Brasil firmaram um acordo para a criação de uma empresa de lubrificantes. Conforme nota divulgada nesta quinta-feira, a Ipiranga será majoritária, com 56% do capital da nova companhia.
A Chevron, que já teve rede própria de distribuição no Brasil, com a marca Texaco, terá 44%. O curioso é que foi exatamente a Ipiranga, em 2008, que comprou essa rede e eliminou a marca do mercado nacional de combustíveis. Agora, as duas empresas fazem novo negócio na área de lubrificantes.
Leia mais
Ex-sócios da Ipiranga pretendem disputar a compra da estatal BR
"Existem sinais de que o pior ficou para trás", avalia economista do Iedi
A informação foi confirmada pela Ultrapar Participações, controladora da Ipiranga, que vendeu 206 mil metros cúbicos de lubrificantes, graxas e aditivos em 2015. A receita da rede foi de R$ 1,1 bilhão. No mesmo período, a Chevron comercializou 145 mil metros cúbicos de lubrificantes, graxas e fluidos para radiadores. A receita foi estimada em R$ 900 milhões.
O acordo anunciado nesta quinta-feira está sujeito à aprovação de autoridades reguladoras, especialmente o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).