Marta Sfredo

Marta Sfredo

A coluna online é um pouco diferente da GPS da Economia, de Zero Hora, que também assino. Aqui, cabe tudo. No jornal impresso, o foco é em análise dos temas que determinam a economia (juro, inflação, câmbio, PIB), universo empresarial e investimentos.

O "guru"

Para inovar, é preciso unir os pontos, avalia Hitendra Patel

Diretor do IXL Center, que estará no Brasil nesta semana, afirma que a busca por novas ações não deve ser limitada ao "topo" das companhias

Hitendra Patel relata que promover a inovação de maneira contínua é um dos principais desafios no mundo corporativo

Considerado guru da inovação com sustentabilidade, Hitendra Patel descende de indianos, mas nasceu na Zâmbia. Diretor do IXL Center e membro do Programa de Inovação e Crescimento da Hult International Business School, costuma dizer que países como o Brasil não devem perseguir o mesmo padrão de inovação de desenvolvidos. Antes de novo tour de palestras, em Florianópolis (SC) e na praia de Maresias (SP), conversou com a coluna por telefone.

Busca contínua

Pesquisador dos pilares que sustentam grandes empresas, Patel define inovação como a aposta em ideias ainda não vistas no mercado, capazes de gerar "valor" para companhias. Embora destaque a importância de outras ações, afirma que o crescimento das marcas está diretamente relacionado à busca contínua por novos produtos e práticas.

Conforme Patel, todas as empresas podem inovar em algum momento, mas o grande desafio é manter essa filosofia diante da concorrência, em um mercado que exige cada vez mais velocidade de decisões.

Leia mais
Reação do petróleo alimenta "solavanco bom" das commodities
Financiador de infraestrutra, agora BID reforça empreendedorismo
Economista que estuda crime avalia que presídios são "imprescindíveis"

Democratização de ideias

O especialista comenta que a busca por novas ações não deve ser limitada ao "topo" das companhias. Segundo Patel, criar projetos em todos os setores das empresas e estar em contato com todos os públicos, dos fornecedores aos clientes, são práticas para "democratizar a inovação".

Na avaliação do especialista, quanto mais ideias, de diferentes áreas do conhecimento, melhor para as marcas. Além disso, Patel sublinha que o emaranhado de propostas somente dará resultados se as companhias conseguirem unir os "pontos".

Patel participou de evento da Fiergs, em Porto Alegre, em 2011

Cenário brasileiro

Ao falar sobre os desafios atuais da inovação, ressalta que o desenvolvimento digital abre a janela para que projetos sejam ventilados em diferentes países, conforme as características de cada local, o que dificulta a existência de um modelo único a ser seguido.

Patel sublinha que o Brasil apresenta universidades com talentos para inovação, mas pondera que o potencial de crescimento na área depende de programas mais robustos. A viagem do especialista ao país, nesta semana, contempla visitas a instituições de ensino paulistas.

Leia outras informações da coluna de Marta Sfredo


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Resenha das Gurias

01:20 - 02:30