Pontificados de película

Papas não foram sempre pops como Francisco, mas inspiraram filmes

Em três histórias, como o cinema abordou o mistério dos conclaves, a expectativa com viagens e até escândalo envolvendo o poder do Vaticano

21/04/2017 - 15h12min | Atualizada em 21/04/2017 - 15h35min

Só ele apareceu mais do que delatores ou delatados nos últimos dias. O papa Francisco escreveu uma dura carta para justificar sua recusa a uma viagem ao Brasil, foi visitado pelo virtual presidenciável João Doria e apareceu até aqui na coluna, como alvo de uma queixa dos empresários gaúchos do setor plástico, inconformados com sua recomendação para evitar o uso de produtos feitos do material. Os papas nem sempre foram pops, mas já renderam muitos filmes.

Habemus Papam (2011)


Mais do que sobre o processo de escolha, este filme é sobre uma hipótese insólita: e se o escolhido recusar a indicação dos cardeais? Entre os registros do realismo e do surrealismo, o diretor italiano Nanni Moretti aborda bastidores do Vaticano e reações mais humanas do que divinas, para as quais o remédio não é a fé, mas a psicanálise.

O Banheiro do Papa (2007)


Muito conhecido entre os gaúchos, que o transformaram em um campeão de bilheteria quando esteve em cartaz em Porto Alegre, aborda a expectativa sobre uma visita papal. É baseado em fatos reais, os preparativos para a passagem de João Paulo II, em 1988, por Melo, no Uruguai, e seu impacto _ inclusive econômico.

Veja mais
Três filmes sobre terceirização
Como filmes abordam a Economia do Crime
Uma lista de três filmes sobre listas
Três filmes sobre o inesgotável tema da aposentadoria

O Poderoso Chefão 3 (1990)

Menos famoso da sequência de Francis Ford Coppola ainda é um filme acima da média de Hollywood. Em uma da tramas associadas a Michael Corleone, aborda a tese conspiratória mais famosa sobre a morte de João Paulo I, que teve só 33 dias de pontificado. Menciona o escândalo do Banco Ambrosiano, origem da operação Mãos Limpas, na Itália, inspiradora da Lava-Jato.

Leia outras informações da coluna de Marta Sfredo


 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.