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A Marcopolo pegou uma linha direta ao Exterior para tentar driblar as condições do mercado interno, que segue patinando. No primeiro trimestre, a receita líquida da fabricante de ônibus chegou a R$ 554,6 milhões, alta de 29,5% em relação ao mesmo período de 2016. Conforme a empresa de Caxias do Sul, que apresentou seu balanço nesta segunda-feira (8), o crescimento reflete os avanços de 107,1% nas exportações e de 46,3% nas operações fora do país.
No sentido inverso, o lucro líquido ficou no acostamento. Encolheu para R$ 3,2 milhões, 63,6% inferior aos R$ 8,8 milhões registrados entre janeiro e março de 2016. Segundo a companhia, o resultado foi influenciado por redução nos dias de faturamento, decorrente de férias coletivas, e valorização do real em relação ao dólar.
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Nos primeiros três meses deste ano, a produção da fabricante gaúcha subiu 47,3% na comparação com igual período do ano passado, para 2.010 unidades. Apesar de considerar o desempenho nacional "fraco", a empresa comenta que o cenário brasileiro "já mostra sinais de recuperação".
"As perspectivas de demanda, tanto no mercado interno como no externo, indicam retomada nas vendas, especialmente no segmento de (ônibus) rodoviários", avalia a companhia.