
Quando a coluna conversou com o CEO da Decathlon no Brasil, Cedric Burel, ele adiantou que as duas lojas previstas para Porto Alegre – uma na Avenina Nilo Peçanha, outra no Praia de Belas Shopping – seriam abertas entre setembro e o primeiro trimestre de 2018. Agora, a empresa acaba de confirmar a data certinha: a unidade da Nilo, em um shopping do grupo Astir, será inaugurada no dia 27. Bem em cima da hora, mas ainda dentro do mês. Pontos para a entrega no cronograma.
No Brasil há 15 anos, a rede de artigos esportivos e de inverno demorou para chegar a Porto Alegre, mas quando desembarcou já trouxe uma dupla de lojas. Segundo Burel, o empreendimento da Astir preenche os critérios de tamanho, custo e acessibilidade. A loja terá 3,5 mil metros quadrados, com espaço suficiente para expor produtos grandes, como barracas.
Leia mais
Gigante do varejo testam modelo de venda sem funcionários
"Não é todo mundo que está em crise", diz especialista em varejo
Varejo já sinais de que pode deixar a crise para trás
A oportunidade no Praia de Belas Shopping é ter uma operação rápida. Terá 2,5 mil metros quadrados e produtos mais enxutos. Uma das expectativas da empresa e dos potenciais clientes é o acesso mais fácil a roupas de esportes de inverno ou usadas em climas mais frios, como o de Porto Alegre – normalmente, não neste último e quente inverno.
A primeira loja representa a abertura de 40 postos de trabalho, e a segunda, entre 30 e 35. A Decathlon prevê, para este ano, crescimento de 15% nas vendas. Uma das ambições da marca, em Porto Alegre, é trabalhar com clubes e associações na organização de eventos esportivos. Segundo Burel, a ambição não é ser apenas uma loja, mas um ponto de referência para quem pratica esportes.