Porto Alegre

Prefeitura leva quatro anos para fechar buraco: o 156 funciona?

É um problema de gestão clássico na Capital: as pessoas ligam para a central de solicitação de serviços da prefeitura e ninguém resolve

17/07/2017 - 11h15min | Atualizada em 17/07/2017 - 12h31min
Prefeitura leva quatro anos para fechar buraco: o 156 funciona? Katiúscia Anele De Bortolli/Arquivo Pessoal
Foto: Katiúscia Anele De Bortolli / Arquivo Pessoal  

Um buraco de quatro anos de idade – portanto, mais velho que o cachorro da minha namorada – na Avenida Bagé, em Petrópolis, foi fechado pelo DEP na quinta-feira, depois que Katiúscia De Bortolli recorreu ao aplicativo Pelas Ruas pedindo socorro.

É um problema de gestão clássico na Capital: as pessoas ligam para o 156, a central de solicitação de serviços da prefeitura, e ninguém resolve nada. Num caso como esse, tapar aquela cratera de dois metros de profundidade era mais importante para os moradores do que a conclusão das obras da Copa.

– Mas, desde 2013, a prefeitura só sinalizava, nunca resolvia – conta Katiúscia.

Mais de Paulo Germano sobre Porto Alegre:
Grupos do projeto Usina das Artes se mudam para o bairro Santana
Projeto do vereador Nedel sobre ciclovias é coisa do século passado
Moradora reclama de serviço do Dmae em sua calçada

O secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, garante que a realidade está mudando. Sempre que o 156 toca, segundo ele, é porque a prefeitura já falhou. Por isso, Ramiro implementa uma programação de visitas preventivas a praças e bairros para averiguar capina, iluminação, podas e buracos. Embora pareça básico, esse roteiro nunca existiu.

– Tenho recebido reclamações, às vezes, de serviços dados como concluídos pelas terceirizadas que não foram solucionados. Por isso, os novos contratos preveem fotos de antes e depois do serviço, além de GPS nos caminhões para a gente acompanhar a demanda. Vai melhorar – promete o secretário.

A fórmula Ramiro tem:

– Controle das demandas, fiscalização das terceirizadas e atenção da prefeitura.

Que o resultado venha logo.

Leia as últimas colunas de Paulo Germano

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.