
Sexta-feira (18/12), às 10h30min, deve rolar a assinatura do contrato para que se dê início à elaboração dos projetos executivos de revitalização da USINA DO GASÔMETRO. O evento será no átrio térreo do prédio, com a presença do prefeito José Fortunati. O custo total dos projetos é de R$ 417 mil e será feito pela empresa 3C Arquitetura e Urbanismo e o responsável técnico será Tiago Holzmann da Silva.
Leia também
"Deixo a pomba-gira livre", diz Natália Casassola
Tatiane de Souza é a nova musa do ensaio Benzadeus
Descubra quem é você em Star Wars
O levantamento irá redesenhar o café, estabelecer e projetar o espaço para a instalação da Pinacoteca Aplub, concluir o Teatro Elis Regina, organizar o local para ensaios da Banda Municipal e equipar a Sala de Dança – além de prover um novo elevador, saídas de emergência e itens de acessibilidade.
– Existe uma ideia de transformar a Usina em uma referência – explica Tiago, acrescentando que as inspirações para o projeto são os centros culturais do Banco do Brasil, o Pavillon de l’Arsenal, em Paris, e o Tate Modern, em Londres, que também é uma antiga usina de energia.
Para Luis Antônio Custódio, coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, não basta restaurar a estrutura física:
– A Usina não tem problemas estruturais. Tem problemas de conservação. É uma obra grande, mas não é de difícil solução.
Segundo Custódio, seria necessário encontrar formas de viabilizar o centro cultural estabelecendo parcerias, a exemplo da Fundação Theatro São Pedro. A previsão é de que o projeto esteja pronto em seis meses.
Estamos de olho, viu?