
O leitor mais atento – você, no caso – percebeu e deve ter ficado com a pulga: que diabos são os anúncios publicados no rodapé da coluna desde quinta-feira passada, divulgando uma espécie de equipamento individual de proteção? Pois o falso reclame é na verdade uma ação artística chamada ARMADURA URBANA, bolada por ALEXANDRE DE NADAL e inspirada na crise de segurança no Estado.
Leia também
Festa Lo-Life estreia no Pubis, em Novo Hamburgo
Orquestra Johann Sebastian Rio faz homenagem às Olimpíadas
Daniel Debiagi faz show dedicado a Maysa em Porto Alegre
Parte de seu mestrado em artes pela UFRGS, a curiosa iniciativa incluiu a distribuição de cartazes com a propaganda do produto em Porto Alegre e no Rio de Janeiro – por conta das recentes notícias pré-Olimpíada.
– Procuro gerar, por meio do estranhamento e sempre com um saudável cinismo, a reflexão da população acerca dos problemas que enfrentamos diariamente. O objetivo não é apontar culpados, deixo isso para cada um decidir. Apenas busco colocar em primeiro plano a sensação que todos temos sentido nos últimos meses – explicou para a coluna o autor de ações como criar folhetos divulgando a venda de apartamentos em um fictício condomínio que seria erguido no coração do Parque da Redenção.
Detalhe: as ombreiras usadas pelos modelos nos desenhos dos anúncios das chamadas por Nadal de "soluções paliativas para ambientes de risco" são reproduções das célebres esculturas metálicas da série Bichos, produzida no começo dos anos 1960 pela artista visual mineira Lygia Clark (1920 – 1988).
Veja os anúncios:




