Segurança

Acesso a presídio de Canoas será entregue nesta quarta-feira

Secretário de Segurança, Cezar Schirmer, condicionava o recebimento de 150 presos ao término do acesso

Por: Débora Cademartori
13/06/2017 - 20h45min | Atualizada em 13/06/2017 - 21h30min
Acesso a presídio de Canoas será entregue nesta quarta-feira Derli Colombo Júnior/Prefeitura de Canoas
Acesso ao presídio Foto: Derli Colombo Júnior / Prefeitura de Canoas  

Um dia depois de o governo estadual anunciar a construção de três casas prisionais no Estado, a prefeitura de Canoas iniciou nesta terça-feira e entregará nesta quarta um acesso temporário ao presídio da cidade. A entrada será feita, por enquanto, de brita e outros materiais. 

Na véspera, o secretário de Segurança, Cezar Schirmer, informou que o obstáculo para o recebimento de mais 150 presos na casa seria o acesso inadequado à passagem de veículos como caminhões e ambulâncias. A capacidade total é de 2,8 mil vagas, mas, segundo Schirmer, o governo não tem dinheiro para bancar o pleno funcionamento do presídio. 

Leia mais:
Viamão aceita presídio em seu território
Banrisul libera linha de crédito para atingidos pelas chuvas no RS

A obra da prefeitura vai facilitar o transporte de presos para audiências, materiais para a manutenção do local e comida.

Segundo o prefeito Luiz Carlos Busato, o aviso de licitação para o acesso definitivo, com asfalto, será publicado ainda neste mês. Por duas vezes a licitação deu deserta devido ao baixo valor previsto no edital. 

Após discussões na Comissão Especial de Segurança na Assembleia, intermediadas por Ronaldo Santini (PTB), o governo foi convencido de que seria necessária a oferta de um aditivo em torno de 25% do valor. Para asfaltar menos de um quilômetro de acesso, a prefeitura, junto com o Estado, oferecerá cerca de R$ 2,2 milhões às empresas interessadas. 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.