Está terrivelmente enganado quem – assim como o Padre Fábio de Melo – achou que a responsabilidade pelo sushi em forma de tênis fosse da falta de limites do brasileiro. O nome por trás dos sapatos meticulosamente confeccionados com arroz, peixe cru e alga tampouco é japonês.
Nascido na China, Yujia Hu mudou-se para Milão aos oito anos. Na capital mundial da moda, começou a estudar Artes no Ensino Médio, mas teve que abandonar os estudos para trabalhar no restaurante da família, onde, nos últimos 10 anos, tem sido o responsável pelo sushi. Apaixonado por basquete, decidiu usar o esporte para dar vazão à criatividade desperdiçada e atiçada pela efervescência das tendências do mundo fashion.

– Eu comecei fazendo onigiris (bolinhos de arroz) com as caras dos jogadores da NBA, há mais ou menos um ano. Em janeiro, evoluí para os sapatos, primeiro com o Nike Air Jordan e depois com os outros tênis que estão na moda agora – contou ao Informe Especial.

Mas nem só de esporte se alimenta a arte do chef de 28 anos. A série Game of Thrones e o filme O Chamado também são outros exemplos que figuram nos pratos – e no Instagram – de Hu. Para quem está curioso, as criações, infelizmente, não são servidas no restaurante.
– Mas eu presenteio alguns clientes sortudos de vez em quando – diverte-se o chef.

Ou seja, a despeito das apostas do Padre Fábio de Melo, o Japão pode seguir mantendo as relações diplomáticas com o Brasil – apesar da goiabada, do cream cheese, do creme de avelã, do chocolate...

Leia também