Opinião

Desabafo

"Porto Alegre parece não possuir mais habitantes", diz leitor sobre abandono na cidade

Este e outros assuntos são destaques na seção do Leitor ZH nesta sexta-feira

Filho de Guilherme passa por matagal no caminho da creche

Porto Alegre está atirada, triste, suja, carente e parecendo não possuir mais habitantes. Este é o retrato da nossa Capital: o inço tomando conta de várias ruas, calçadas e praças. Pedestres são praticamente proibidos de transitar em certos pontos da cidade.
Essa foto retrata o meu filho indo para a creche. É uma passagem entre a Rua Assunção e Avenida Panamericana no bairro Jardim Lindoia que, infelizmente, de jardim só tem o nome. Parece mais uma floresta. Para onde estão indo os recursos do nosso IPTU, senhor prefeito?
Guilherme Monteiro Conceição
Aviador – Porto Alegre

Conheça o app Pelas Ruas, ferramenta para quem quer uma cidade melhor

BR-116
O lento desenrolar na duplicação da BR-116 nos deve advertir para que não se iniciem obras de custo elevado sem a segurança orçamentária. Dois terços foram aplicados e não há previsão em concluir a construção nem o retorno do investido. É muito desperdício. Prevê-se que as paralisações e seus efeitos elevem o custo final das obras. Não seria o momento de adaptar o realizado e promover ajustes dos traçados para que haja continuidade de fluxos? Aumentariam, de imediato, a capacidade da rodovia.
Celito M. Brugnara
Engenheiro – Porto Alegre

Gostei muito do artigo "Apátridas e refugiados" (ZH, 21/3). Sou neto e filho de italianos. Na época em que minha família se estabeleceu no Brasil, era um país de entrada. Concordo que, para os novos europeus, o Brasil é considerado um país de saída. Diferente dos antigos, que se estabeleceram com suas famílias em várias regiões, gerando empregos e desenvolvimento para a nossa economia. Parabéns pela sua clareza de pensamento. Espero ler outros artigos de sua autoria.
José Antônio Carello
Economista – Porto Alegre

O advogado Ney Francisco Hoff Jr. equivocou-se ao tratar das listas eleitorais (ZH, 18 e 19/3). No atual sistema e no proposto voto em lista, os partidos sempre escolhem os candidatos. Hoje não podemos dizer não aos maus políticos da lista que ficam escondidos. Temos que dizer sim a um candidato "isca". Há muito a democracia foi expropriada. Aliás, nosso Congresso é um retrato.
Antonio Augusto d'Ávila
Economista – Porto Alegre

***

Leia outras manifestações de leitores

Use este espaço para falar com a seção Leitor, publicada diariamente

Fale com a gente usando o e-mail (leitor@zerohora.com.br). Aborde os temas mais relevantes do cotidiano ou escreva sobre Zero Hora. Os comentários devem ser acompanhados de nome, profissão e a cidade onde mora. ZH reserva-se o direito de selecionar os comentários e resumi-los para publicação, também sujeita às limitações de espaço na página impressa.

Envie sua notícia: os leitores podem colaborar com Zero Hora enviando notícias e fotos de fatos relevantes. Após a apuração dos dados, seu texto ou imagem poderá ser publicada.

Veja sua foto no jornal: envie sua imagem pelo email leitor@zerohora.com.br ou poste a foto no seu perfil do Instagram com a hashtag #doleitorzh.

Siga ZH no Facebook
Conheça o Clube do Assinante

Editado por: Ana Karina Giacomelli – 3218-4317





GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00