A partir das 12h20min desta quarta-feira, Porto Alegre vivenciará a simulação de um ataque terrorista durante a Copa do Mundo. Apesar de se tratar de apenas um treinamento, mais de 14 órgãos municipais, estaduais e federais estarão mobilizados para o acompanhamento da ocorrência. Organizado pelo Exército, por meio do Centro de Coordenação de Defesa de Área Porto Alegre (CCDA), o suposto atentado ocorrerá no Parque Marinha do Brasil, ao lado do Estádio Beira-Rio. Em função da simulação, a Rua A será bloqueada por alguns minutos.
O exercício irá simular a localização de uma mochila abandonada próximo ao Estádio Beira-Rio a cerca de duas horas antes da abertura dos portões em um dia de jogo do Mundial. Durante o acionamento dos órgãos de segurança, o suposto objeto liberaria agentes radioativos, contaminando seguranças e curiosos.
Conforme a assessoria de comunicação do CCDA, o objetivo é impactar o mínimo possível a circulação de carros e pessoas durante o treinamento na região. Porém, inevitavelmente, a simulação - que deve durar cerca de 40 minutos - chamará a atenção de quem passa pela área. Portanto, não se surpreenda com a presença de caminhões do Corpo de Bombeiros, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e viaturas da Brigada Militar no começo desta tarde. Porto Alegre ainda não foi alvo de um ataque terrorista - está, apenas, se preparando caso venha a ser.
Contra atentado
Exército simula ataque terrorista na Capital em preparação para a Copa
Treinamento ocorrerá a partir das 12h20min desta quarta-feira ao lado do Beira-Rio
Débora Ely
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project