
A licitação que selecionará uma empresa para instalar sistemas de GPS nos táxis de Porto Alegre foi suspensa pela Prefeitura. O motivo foi os cerca de 30 recursos encaminhados pelas empresas interessadas em concorrer no processo, que questionaram itens do edital.
A maioria dos questionamentos, segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vanderlei Luis Cappellari, tem relação às exigências técnicas do sistema de GPS, que podem favorecer uma das concorrentes. O edital foi suspenso na tarde de quarta-feira.
- Decidimos suspender o processo até que todos os recursos sejam analisados e respondidos. Se for necessário, vamos alterar o edital - relata o secretário.
Um dos recursos encaminhados à comissão de licitação também foi entregue ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que solicitou informações à Prefeitura. Segundo Cappellari, a expectativa é responder os recursos até a próxima semana e republicar o editar em no máximo 15 dias.
A empresa que vencer a licitação será responsável pela implantação, operação e manutenção dos sistemas de GPS nos 3.921 táxis da Capital. Apesar da suspensão, conforme Capellari, o cronograma de instalação dos sistemas segue o mesmo.
A previsão é que o contrato com a empresa vencedora seja assinado em junho e que, até o final do ano, todos os táxis tenham GPS - incluindo novos veículos. O secretário de Mobilidade Urbana explica que 85 novos táxis estão sendo licitados.