Versão mobile

Em jogos da Copa

Porto Alegre terá bloqueios em 10 vias em dias de jogos

Veja o que muda no deslocamento durante a Copa do Mundo na Capital

Atualizada em 23/05/2014 | 18h4523/05/2014 | 09h57

O esquema de trânsito para a Copa está definido. Em coletiva na manhã desta sexta-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou as alterações que as ruas de Porto Alegre sofrerão durante a competição.

Veja o mapa dos bloqueios do trânsito na Capital em dias de jogos:

Entre as mudanças, está o bloqueio total ou parcial de 10 vias (confira abaixo) nos dias dos cinco jogos que a Capital receberá. Uma das vias afetadas será a pista sentido Centro-Bairro da Avenida Borges de Medeiros, que estará liberada apenas para pedestres. É lá onde tem início o Caminho do Gol — uma rota da região central da cidade até o Beira-Rio com trânsito bloqueado para veículos e com uma série de serviços para dar assistência aos torcedores.

O transporte coletivo será o único meio para chegar na área próxima ao Beira-Rio em dias de jogo. O torcedor poderá deixar seu carro em um dos estacionamentos de carros particulares (Jockey Club, 2,5 mil vagas, ou PUCRS, 2 mil vagas) e, dali, seguir de ônibus até o estádio. Quatro linhas de ônibus especiais foram criadas para atender os turistas quando houver partidas. Elas farão os trajetos Aeroporto-Estádio, Centro-Estádio, PUC-Estádio e Jockey-Estádio. A linha Aeroporto-hotéis será seletiva e continuará operando depois da Copa. O valor da passagem será R$ 5 e o ônibus terá espaço para carregar malas.

Das cinco zonas de estacionamento que atenderão à demanda de torcedores, três serão destinadas a ônibus fretados ou de turismo. Elas ficam na Avenida Praia de Belas (em terreno próximo ao shopping, capacidade para 55 ônibus) e no Cais do Porto (ao lado da usina do Gasômetro, com capacidade para 80 ônibus; e no Armazém Cesa, com capacidade para 250 ônibus)

— O detentor de ingresso poderá estacionar seu carro e terá transporte até o estádio — explicou Vanderlei Capellari, diretor-presidente da EPTC.

Devido aos bloqueios e restrições de trânsito, mais de 60 linhas de ônibus terão seus trajetos desviados nos dias de partidas. As mudanças acontecem somente na região do Centro Histórico e nas linhas com terminal nas avenidas Borges de Medeiros ou Salgado Filho, em razão do Caminho do Gol.

Para quem não vai participar dos jogos e das atividades paralelas, o principal trajeto para deslocamentos nos cinco dias de evento, do Centro para a Zona Sul, será a Terceira Perimetral. Outra opção são as avenidas Erico Verissimo ou Azenha. Quem se deslocar da Zona Sul ao Centro, e quiser evitar a região do estádio, deverá usar a Terceira Perimetral ou a Avenida Oscar Pereira, acessando as avenidas Azenha ou Erico Verissimo.

A EPTC e os órgãos de segurança terão acesso ao monitoramento de 840 câmeras durante o Mundial — 97 equipamentos são exclusivos para o trânsito de veículos. Uma das prioridades é acompanhar a circulação entre o aeroporto e a rodoviária da cidade.

Veja os bloqueios em dia de jogo:

Av. Edvaldo Pereira Paiva, entre Ipiranga e Pe. Cacique, ambos sentidos

Av. Pe. Cacique, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos

Av. Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro I, somente pista sentido Centro-Bairro

Av. Aureliano de Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias, sentido rótula-Borges

Rua Monroe, bloqueio total

Rua Dona Amélia, bloqueio total

Rua Gen. Oliveira Freitas, bloqueio total

Rua Otávio Dutra, entre a Padre Cacique e a Rua Silveiro

Rua Miguel Couto, entre a Pe. Cacique e a Silveiro

Rua Barão do Cerro Largo, entre a Pe. Cacique e a Rua Antenor Lemos

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.