Versão mobile

Acesso digital

Porto Alegre terá 15 pontos de wi-fi livre durante a Copa

Após o Mundial, 14 serão mantidos para os usuários da cidade

05/06/2014 | 17h40

Cinco novos pontos de acesso gratuito à internet para porto-alegrenses e visitantes postarem, comentarem e compartilharem à vontade os melhores momentos da Copa do Mundo na Capital. É isso que promete a prefeitura no Caminho do Gol, trecho que ocupa toda a extensão da avenida Borges de Medeiros, desde o Largo Glênio Peres até o Beira-Rio. Resta saber se o sinal será de qualidade.  

 
Foto: Divulgação / PMPA

Segundo o diretor-presidente da Procempa, Mário Teza, o sinal livre à rede wi-fi viabilizado por meio da colocação de rádios ficará para a cidade após a realização do Mundial. Fornecido pelo serviço denominado Procempa Livre, o sinal não demandará cadastro prévio dos usuários.

— Vamos trabalhar para dar suporte a atividades no Beira-Rio, de monitoramento e várias ações da prefeitura, mantendo os equipamentos para serem utilizados também depois da Copa —  explicou Teza.

O projeto foi desenvolvido de forma que todos os pontos de acesso gratuito estejam localizados em espaços públicos de convivência, como praças e parques. O Caminho do Gol será estruturado em cinco estações principais, que além do acesso wi-fi também contarão com câmeras de vigilância: Largo Glênio Peres / Mercado Público, Ponte de Pedra, Praça Isabel — a Católica, Parque Marinha do Brasil e Viaduto Dom Pedro I.

Segundo Teza, também haverá internet gratuita e monitoramento no Anfiteatro Pôr-do-Sol, onde será realizada a Fan Fest. Este é o único ponto temporário, que não ficará disponível após o Mundial.

Outra área de atuação da Procempa será o entorno do Beira-Rio, com infraestrutura de fibras ópticas (na Avenida Padre Cacique) e de dutos (na Avenida Edvaldo Pereira Paiva) para atender à conexão e garantir boa velocidade de navegação para o público e para quem irá trabalhar no local.

A instalação de infraestrutura e internet é resultado de uma parceria entre a Procempa e a Telebrás. No Centro Aberto de Mídia, na Usina do Gasômetro, a Procempa fornecerá sustentação para internet às atividades de jornalistas nacionais e estrangeiros não credenciados pela Fifa que precisarão da tecnologia para envio de notícias e imagens.

Infraestrutura tecnológica para a Copa:

Mercado Público

2 rádios wi-fi (hotspots); 2 câmeras

Viaduto Otávio Rocha

2 câmeras

Beira-Rio

Fibras e dutos, 1 micro

Ruas da Cidade

5 câmeras novas, 3 MetroLink (controle da sinaleira)

Exército

MetroLink (10Mbps)

Glênio Peres

3 rádios wi-fi (hotspots)

Usina do Gasômetro

MegaNet, 5 câmeras, 2 rádios wi-fi (hotspots), 8 micros

Acampamento Farroupilha

2 rádios wi-fi (hotspots), 2 micros

Fan Fest

8 rádios wi-fi (hotspots), 5 câmeras novas, 5 micros, 3 telefones

Redenção

3 rádios wi-fi (hotspots), 3 câmeras

Ponte de Pedra

2 rádios wi-fi (hotspots)

Praça Isabel, a católica

1 rádio wi-fi (hotspot), 1 câmera, 4 micros, 2 telefones

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.