Trânsito

Avenida Brasil terá faixa exclusiva de ônibus a partir de segunda-feira

Passageiros de 40 linhas não poderão mais embarcar ou desembarcar no trecho

29/07/2014 | 17h23
Avenida Brasil terá faixa exclusiva de ônibus a partir de segunda-feira Divulgação/PMPA
Faixa exclusiva será implantada no lado esquerdo da Avenida Brasil Foto: Divulgação / PMPA

A partir da próxima segunda-feira, 4 de agosto, 40 linhas de ônibus passam a circular sobre uma faixa exclusiva na Avenida Brasil, zona norte de Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a medida deve reduzir o tempo de viagem das linhas em até 12 minutos em horários de pico.

A faixa irá interligar as avenidas Farrapos e Benjamin Constant, que possuem corredores e grande fluxo de ônibus. Em cor azul, o espaço exclusivo para o transporte coletivo terá 750 metros de extensão, funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, e ficará ao lado esquerdo da via.

A partir da instalação da faixa, além de circular, motoristas ficarão proibidos de parar ou estacionar no trecho. O acesso às garagens dos prédios e comércio será permitido. Até domingo, o espaço deverá ser segregado por tachões, e a sinalização, reforçada ao longo da via, com placas indicativas e pintura no asfalto. As outras duas faixas de trânsito da  A venida Brasil serão de tráfego misto.

Leia todas as notícias sobre transporte coletivo
Leia todas as notícias de Zero Hora

De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, nenhuma  das 40 linhas irá parar para o embarque e desembarque de passageiros neste trecho. Elas transportam diariamente uma média de 180 mil pessoas. Outras 10 linhas (veja abaixo), entre elas a T2 e T5, continuarão fazendo o mesmo percurso na via (fora da faixa) e transportarão passageiros que se deslocam da avenida ou até ela.

— O objetivo é economizar um precioso tempo no transporte público. Realizamos um estudo e vimos que passageiros dessas 40 linhas de ônibus têm baixo interesse de subir ou descer na Avenida Brasil. Eles querem seguir viagem e não serão prejudicados pela passagem sem desembarque nessa via — afirma Cappellari.

Conforme o diretor da EPTC, a faixa exclusiva para ônibus já foi implantada na Avenida Cavalhada, na zona sul da Capital, e o resultado foi "extremamente positivo". A velocidade média dos ônibus na via teria subido de 13 km/h para 24 km/h em horários de pico. Outras avenidas de Porto Alegre estão sob análise e poderão receber faixas exclusivas.

Como ficará o trânsito na Avenida Brasil

— Uma faixa exclusiva para ônibus ao lado esquerdo

— Duas faixas de tráfego misto, no centro e lado direito

— Veículos particulares ficam proibidos de trafegar, parar e estacionar na faixa exclusiva

— Sobrepor a faixa para acessar garagens será permitido

— Condutores que transitarem na faixa exclusiva cometem uma infração grave, segundo o Código de Trânsito, de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69

— Dez linhas seguirão circulando fora do corredor: 314.2 – PUC/Restinga/III Perimetral; 314.3 – Restinga/PUC/III Perimetral; 613 – Elisabeth; M21 – Corujão Baltazar/Assis Brasil; M31 – Corujão Assis Brasil/Baltazar; T2; T2A; T5; TR60 – Assis Brasil; TR62 – Baltazar.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.