Operação Sossego

Bares da Cidade Baixa fechados pela Smic poderão reabrir nesta semana

Bahamas, Porto Carioca, Tapas e Van Gogh encaminharam documentação e devem voltar a funcionar

29/07/2014 | 17h01
Bares da Cidade Baixa fechados pela Smic poderão reabrir nesta semana Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Estabelecimentos ficam em uma das vias mais movimentadas do bairro, a Rua da República Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Quatro dos cinco bares da Cidade Baixa, em Porto Alegre, interditados pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) na semana passada poderão reabrir nos próximos dias: Bahamas, Porto Carioca, Tapas e Van Gogh.

De acordo com o diretor de fiscalização da Smic, Rogério Stockey, os quatro estabelecimentos entraram com pedido de desinterdição, apresentaram documentos e assinaram um termo de compromisso junto à secretaria. A documentação depende apenas da assinatura do titular da pasta, Humberto Goulart, para os bares voltarem a funcionar, o que deve ocorrer nos próximos dias. Não é descartada, porém, a possibilidade de uma liberação ainda nesta terça-feira.

Outros cinco dos 10 bares previstos para serem fechados pela Operação Sossego também se movimentaram para garantir a continuidade das atividades. Dois deles, com problemas de alvará, já compareceram à Smic para regularizar a situação. Outros dois que vinham descumprindo o horário de fechamento estabelecido pelo Decreto Municipal 17.902 continuam sendo monitorados pelos agentes de fiscalização, e correm o risco de ser fechados caso voltem a descumprir a determinação.

Leia todas as notícias sobre Cidade Baixa
Leia todas as notícias de Zero Hora

Último bar da lista, com problemas no alvará e infrações ao horário de funcionamento, o Roadster, na Joaquim Nabuco resolveu fechar as portas antes da interdição. Dono do bar com temática rock, aberto há cerca de um ano, Marcelo Gomes busca a regularização para reabrir o estabelecimento:

— À época da abertura, não solicitamos o alvará para ter música ao vivo. Foi um erro, mas já estamos providenciando, e espero conseguir regularizar tudo nos próximos 15 dias. Trabalhando ilegal, não se trabalha descansado _ disse Marcelo.  

A chamada Operação Sossego, motivada por denúncias de moradores encaminhadas ao Ministério Público e feitas pelo telefone 156-Fala Porto Alegre, deve se estender até a segunda quinzena de agosto.

— Depois desse período vamos dimensionar a equipe, intercalar com outras áreas. São poucos bares que destoam das normas na Cidade Baixa — destacou o diretor da fiscalização.

Os agentes de fiscalização da Smic atuam à paisana duas vezes por semana. Em outros três dias, é realizada a fiscalização ostensiva, quando bares que atuam de forma irregular são multados ou interditados pela secretaria.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.