40ª do BikePoa

Estação de aluguel de bikes ao lado do Beira-Rio será instalada em agosto

Último ponto previsto para o sistema de aluguel de bicicletas em Porto Alegre ficará na Rua A

30/07/2014 | 18h54
Estação de aluguel de bikes ao lado do Beira-Rio será instalada em agosto Thalles Campos/Divulgação PMPA/Divulgação
Estação do Beira-Rio será inaugurada quase dois anos depois da chegada do sistema de aluguel de bikes na Capital Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA / Divulgação

A 40ª e última estação de aluguel de bicicletas prevista para o BikePoa será instalada em agosto ao lado do Estádio Beira-Rio, quase dois anos depois da primeira. Agora completo, o sistema oferecerá 400 bikes para aluguel em Porto Alegre.

As 10 bicicletas da 40ª estação ficarão na Rua A, junto ao estádio colorado. O ponto será o intermediário entre as estações Iberê (em frente à Fundação Iberê Camargo) e a Mãe de Deus (sob o Viaduto Dom Pedro I). De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), não há previsão para expansão do sistema de aluguel de bicicletas.

O BikePoa, que começou a funcionar na Capital em setembro de 2012, já possibilitou mais de 500 mil viagens aos 100 mil usuários cadastrados. A estação mais procurada é a localizada na Usina do Gasômetro, seguida da estação Redenção - UFRGS, no Parque Farroupilha.

Leia também:
Mais de 80% das estações do BikePoa oferecem bicicletas com problemas
Vereadores cobram soluções para serviço de bicicletas de aluguel
Veja quais são os 10 bairros com mais acidentes de bicicleta em Porto Alegre

Nesta semana, foi inaugurada uma nova ciclovia em Porto Alegre. O trecho do Distrito Industrial da Restinga conta com 1,6 quilômetro de extensão.

Com a instalação do BikePoa perto de ser concluída, a prefeitura prevê a colocação de 150 paraciclos — suportes onde as bikes são presas pelos quadros — nas imediações dos prédios públicos da Capital.

Pedalada segura

O que verificar antes de retirar a bicicleta, por Eduardo Macedo

Freios: veja se estão funcionando e com pressão (tem de ser acionado antes de você apertá-lo até o fim)

Guidão: verifique se a direção está firme e alinhada com a roda dianteira

Pneus: precisam estar cheios e com pressão

Correia: deve estar tensionada, mas não pode estar solta nem muito esticada

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.