
Pelo menos 10 bares da Cidade Baixa terão as portas fechadas pela prefeitura a partir de hoje.
De acordo com o secretário da Indústria e Comércio de Porto Alegre, Humberto Goulart, os estabelecimentos que serão fechados já tinham sido notificados por irregularidades. A operação derradeira, no entanto, foi motivada por denúncias de moradores, antes e durante a Copa do Mundo na cidade.A prefeitura não divulgou a lista dos bares que serão alvo da operação.
Leia também
Moradores da Cidade Baixa reclamam do cheiro de xixi impregnado nas ruas
Turistas estrangeiros movimentam a Cidade Baixa, em Porto Alegre
Bares da Cidade Baixa, em Porto Alegre, terão horário estendido durante o verão
A principal razão para a interdição dos locais é o descumprimento do Decreto Municipal 17.902, que estipula o horário de funcionamento dos bares no bairro, mas também há problemas de alvará com três deles, segundo o titular da Smic.
- Esses 10 estabelecimentos tiveram três semanas para se adequar e não conseguiram. Agora terão de discutir na Justiça - disse Humberto Goulart, que considera a ação de caráter "didático".
De domingo a quinta, os bares podem funcionar até a 1h, e, nas sextas, sábados e vésperas de feriado, até as 2h. Para ambos os casos, há tolerância de 30 minutos.
O número de estabelecimentos a serem fechados representa quase 6% dos 176 em funcionamento na Cidade Baixa. Do restante, 82% estão regulares, enquanto os outros 12%, notificados por problemas, serão fiscalizados em outra operação.
Vice-presidente da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa, Eguer Gonçalves disse que a organização apoia a operação da Smic e acredita que o importante é destacar a continuidade dos trabalhos dos bares regularizados.
- Eles (os bares interditados) têm que tomar consciência que devem trabalhar de acordo com o decreto. Queremos que os comerciantes se adequem e estamos tranquilos em relação a isso. A vida noturna na Cidade Baixa segue normalmente - disse.