Rua da República no alvo

Veja quais são os bares fechados pela Smic na Cidade Baixa

Interdições foram efetuadas na quarta-feira pela Smic no bairro boêmio de Porto Alegre

24/07/2014 | 11h37
Veja quais são os bares fechados pela Smic na Cidade Baixa Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Estabelecimentos ficam em uma das vias mais movimentadas do bairro, a Rua da República Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Os quatro bares interditados na quarta-feira pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) ficam na mesma rua, a da República, uma das mais frequentadas no boêmio bairro da Cidade Baixa, em Porto Alegre. Uma característica em comum a pelo menos três deles — Tapas Bar, Bahamas e Porto Carioca — é a frequência do público LGBT. Já o Van Gogh é o mais antigo, com um público notívago.

Os estabelecimentos foram interditados por infringir o horário de funcionamento determinado pelo Decreto Municipal 17.902. A norma aponta que os bares e restaurantes devem fechar às 2h, com tolerância de 30 minutos, nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados. Nesses dias, os comerciantes podem colocar mesas em recuos e em passeios públicos em frente aos estabelecimentos até as 2h30min.

De domingo a quinta-feira, os espaços podem ficar abertos até 1h, com tolerância de 30 minutos. Após a meia-noite, não é permitida a colocação de mesas em recuos e em passeios públicos em frente aos estabelecimentos, bem como o funcionamento de decks externos e áreas abertas.

Na manhã desta quinta-feira, proprietários de alguns dos bares já corriam para tentar reabrir os estabelecimentos. Um protesto contra o fechamento está marcado para a sexta-feira, em frente aos bares afetados. A Smic já adiantou que outros seis bares da região deverão ser fechados nos próximos dias.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.