
O pessoal que costuma se reunir em frente a bares na área do Opinião, no bairro Cidade Baixa, zona boêmia de Porto Alegre, vai ter que começar a controlar o volume de barulho que faz na rua a partir desta sexta-feira. Um caminhão da Brigada Militar (BM) batizado de Plataforma de Observação Elevada está no local para flagrar os excessos que costumam incomodar moradores da Rua José do Patrocínio e adjacências.
O veículo, legado da Copa do Mundo, servirá de base para que um policial instalado em seu interior opere uma câmera para captar imagens de pessoas que estejam fazendo muito barulho ou cometendo outras irregularidades, como jogar lixo no chão - é comum encontrar montes de copos plásticos pela manhã nas calçadas. Com alta resolução, as imagens serão encaminhadas ao centro de comando e controle da BM para que os infratores sejam identificados.
Veículo conta com câmera de alta resolução
Foto: André Mags

Uma equipe do Batalhão Ambiental já fez medições e comprovou que a taxa de ruído é alta na região entre as ruas Lopo Gonçalves e Joaquim Nabuco. A operação, chamada Cidade Baixa Tranquila, começa às 22h30min desta sexta-feira e continua no sábado. Depois, recomeça na próxima terça-feira. O objetivo é acabar com o abuso sonoro. Moradores reclamam que até carros com som alto são colocados na rua. Até 2 mil pessoas se reúnem no local, conforme contagem feita pela BM.
Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia notícias sobre o bairro Cidade Baixa
O comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, major Francisco Vieira, quer que os barulhentos se retirem dali. A sugestão dele é que se dirijam ao Anfiteatro Pôr do Sol, onde não incomodariam moradores até altas horas da madrugada.
- Lá no anfiteatro eles podem botar som. A operação também ajudará o DMLU, que sempre tem que limpar o lixo deixado no chão - disse o major.
Bar Pinguim é fechado por funcionar além do horário permitido e ignorar decreto
Veja como 10 cidades ao redor do mundo regram o funcionamento dos bares
Além do caminhão, a BM deverá estar presente com 50 PMs na Cidade Baixa na noite desta sexta-feira. Está prevista ainda uma blitz no bairro, com alvo tanto no trânsito de veículos quanto na circulação de pedestres, conforme Vieira.