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Você ligou para avisar de um acidente de trânsito ou solicitar um serviço à prefeitura de Porto Alegre e achou que não gastaria nada? Pois então terá uma surpresa na conta. Diferente dos serviços de emergência, como os telefones dos órgãos de segurança, que são gratuitos, a ligação para o 156 é cobrada.
O preço, segundo a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), responsável pela administração do canal Fala Porto Alegre (156), é a tarifa normal de cada operadora. Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os telefonemas para os serviços de utilidade pública poderão ser tarifados pelo valor de uma chamada local, embora a prestação do serviço propriamente dita seja gratuita.
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Sobre a telefonia fixa, a Oi informou que o minuto básico de uma chamada local custa R$ 0,13. Já na GVT, o preço de uma ligação local é de R$ 0,15 a R$ 0,20, dependendo do horário, no Plano de Serviço Básico. O minuto da NET, pelo plano Fale Simples, sai por R$ 0,15.
Quanto à telefonia móvel, as operadoras Claro, Oi, Vivo e Tim afirmaram não ter tarifas básicas, já que o valor dos minutos será sempre relacionado a um plano, seja pré-pago ou pós-pago. Por isso, preste atenção ao preço da tarifa no seu plano, para que a conta não surpreenda ainda mais.
Se precisar entrar em contato com a prefeitura e não quiser gastar, é possível recorrer à internet. Segundo o gerente de excelência em serviços da SMGL, Fernando Mello, as solicitações online são atendidas da mesma forma que as que são feitas por telefone.
- Para que o 156 seja gratuito, a prefeitura teria de arcar com o custo de mais de um milhão de ligações por ano, o que não teria sentido, pois já disponibilizamos canais gratuitos de comunicação com o cidadão na internet - afirma Mello.
Mello orienta os moradores que quiserem economizar a usar o formulário disponível no site do Fala Porto Alegre para entrar em contato com a prefeitura. O cidadão pode preencher o relatório online com sua solicitação de serviço e ainda anexar documentos ou fotos. Outro canal de acesso gratuito é o e-mail do Fala Porto Alegre: 156@smgl.prefpoa.com.br. Até o final do ano, a prefeitura também lançará um aplicativo para smartphones para receber demandas dos moradores.
- Apesar da internet ser gratuita, menos de um terço dos contatos dos cidadãos são feitos online. A maioria ainda prefere telefonar, creio que para falar com nossos atendentes - explica Mello.
Quem não tem internet e não quer gastar com a ligação ao 156 pode se dirigir a um dos 17 Centros Administrativos Regionais (CARs) e relatar a demanda a um servidor. No caso de acidentes de trânsito com feridos, Mello explica que a orientação é ligar para o 192, número gratuito do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nos demais casos, a EPTC pode ser avisada, por meio da opção 1 do 156, ou pela internet.
Quando a ligação é de graça
A Anatel prevê a gratuidade para todos os serviços de emergência, que foram uniformizados no Brasil em 2004, com o "Regulamento sobre as Condições de Acesso e Fruição dos Serviços de Utilidade Pública e de Apoio ao Serviço Telefônico Fixo Comutado".
Confira abaixo os serviços de emergência:
Secretaria dos Direitos Humanos - 100
Serviços de Emergência no Mercosul - 128
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher - 180
Disque Denúncia - 181
Salvamar - 185
Polícia Militar - 190
Polícia Rodoviária Federal - 191
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - 192
Corpo de Bombeiros - 193
Polícia Federal - 194
Polícia Civil - 197
Polícia Rodoviária Estadual - 198
Defesa Civil - 199