Foto: Laura Schenkel / Agência RBS

As ciclovias da Ipiranga e da José do Patrocínio devem começar a ser interligadas em novembro com uma nova faixa. O trecho, de 500 metros, vai correr pelas avenidas Venâncio Aires e Erico Verissimo, passando pela Praça Garibaldi, informou nesta quinta-feira a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
- É um trecho pequeno, porém, importante, pois fecha uma rede local. O ciclista que estiver na Ipiranga poderá ir até o Centro ou Bom Fim por ciclovia, incluindo passagem por parques e praça - diz o arquiteto Antonio Vigna, gerente de projetos especiais da EPTC.
Mais de 80% das estações do BikePoa oferecem bicicletas com problemas em Porto Alegre
Mitos e verdades sobre as bicicletas no trânsito
A implantação da faixa exclusiva está sendo custeada pela construtora Cyrela, como contrapartida de empreendimentos na cidade, e a empreiteira contratada já tem as licenças para a obra, garante Vigna:
- Iniciada a obra, deve ficar pronto dentro de dois ou três meses. É uma obra simples.

A ciclovia será construída no canteiro que separa o corredor de ônibus da Erico Verissimo da calçada da Praça Garibaldi, no sentido bairro/Centro do fluxo de carros. Com 2m50cm de largura, bidirecional, a faixa não vai interferir no corredor de ônibus. A ligação entre as avenidas Erico Verissimo e Ipiranga será pela calçada da ponte sobre o Arroio Dilúvio, com uso será compartilhado por ciclistas e pedestres.
Vereador cria projeto para que ciclovias não tirem espaço de veículos motorizados
Leia todas as últimas notícias sobre trânsito
Marcos Cornélio Rospide Cavmierczak, 50 anos, fiscal de trânsito e transporte de Alvorada e morador da Rua Sebastião Leão, nas proximidades, passou a andar nas calçadas, apesar de saber que é proibido. Isso depois de ser atropelado três vezes ao andar em meio aos carros.
- Seria muito importante ter essa via. A primeira vez que fui atropelado foi na própria Erico Verissimo. Dois carros me apertaram um contra o outro. Nem prestaram socorro. Depois, outro carro me pegou na João Pessoa. Na terceira vez, atropelei uma senhora em um semáforo verde para os veículos, perto da Jerônimo de Ornelas. Prestei socorro e por sorte, ela não se machucou, Depois, passei a usar mais as calçadas - conta Cavmierczak, que anda de bicicleta desde a infância, em Santo Ângelo, e passou o hábito às suas duas filhas.
Veja onde a nova ciclovia deve ficar:
*Zero Hora