
Quem se diz "cidadão de bem" também faz coisas ruins, não é mesmo? Donos de cachorro deixam de juntar o cocô do seu bichinho, motoristas estacionam em vagas para deficientes, jovens sentam bancos reservados para idosos nos ônibus... enfim, atire a primeira pedra quem nunca fez uma coisa muito errada por estar com pressa ou cansado(a).
Pois a Santa Casa de Porto Alegre resolveu se aproveitar dessas falhas de caráter para estimular a doação de sangue. A estratégia da campanha, intitulada #adesivosincero, é jogar algumas verdades indigestas na cara da população para, em seguida, sugerir: "doe sangue para compensar".
No dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, cartões como esse (imagem acima) foram compartilhados no Facebook da Santa Casa. Também há o tumblr Adesivo Sincero, onde um vídeo mostra a reação de pessoas que estacionaram em vagas para deficientes e tiveram seus carros adesivados pela equipe do complexo hospitalar. Assista:
- O banco de sangue está sempre precisando de doações, e também existe esse problema cultural de as pessoas estacionarem em locais indevidos. Então, a agência resolveu juntar as duas coisas em uma campanha só - explica Cristina Macedo, gerente de Marketing instituição.
No site, usuários que se empolgarem com a ação podem, ainda, baixar adesivos para "dar uma lição" em outros infratores. Rodrigo Rocha, redator da agência JWT, reforça, no entanto, que a intenção da campanha não é fazer com que apenas as pessoas flagradas cometendo ações incorretas se tornem doadores.
- Isso é muito pequeno. O nosso objetivo é usar essas pessoas como mídia para chamar atenção para o problema - conclui.
Outras campanhas que deram o que falar
Você deve lembrar do Ice Bucket Challenge, viral que fez muito sucesso em meados de agosto e que tinha por objetivo reunir doações para financiar pesquisas sobre esclerose. Bill Gates (foto), Mark Zuckerberg e dezenas de artistas apareceram jogando água gelada na cabeça em prol da causa.
Veja todas as notícias de Porto Alegre
Leia mais sobre Trânsito
Confira notícias sobre Vida e Estilo

Outra campanha muito comentada recentemente foi criada pela fundação espanhola ANAR, que ajuda crianças e adolescentes em situações de risco. Adultos e crianças enxergavam mensagens diferentes em uma mesma placa publicitária. O segredo era o ângulo de visão. Relembre:
Nesta semana, uma campanha do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação tem estimulado os sentidos dos internautas e promovido a reflexão contra a violência doméstica. Confira: