
Frequentadores do Parque Farroupilha (Redenção) ganharão um presente nesta terça-feira com a devolução de quatro esculturas que haviam sido danificadas por vândalos ou roubadas. Mas não serão exatamente como as originais: o bronze foi substituído por uma mistura de resina com pó de bronze.
Os monumentos restituídos são Os Lusíadas e os bustos de Annes Dias, Licínio Cardoso e Samuel Hahnemann. As peças foram recuperadas em uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).
Encarregado das restaurações, o escultor Luiz Henrique Mayer defende a fórmula de resina com pó de bronze. Discípulo de Vasco Prado e outros mestres, Mayer salienta as vantagens da mistura: é quase tão durável quanto o bronze sob a intempérie, não afeta a originalidade da peça e, o principal, afasta o interesse dos ladrões de metais.
- É uma técnica que já foi utilizada em São Paulo - diz o escultor, há 25 anos no ramo.
Mayer recorreu a acervos fotográficos e a réplicas, quando havia, para recompor os bustos. A tendência de trocar o bronze e o mármore por outros materiais ajudaria a preservar as estátuas diante de novos fenômenos nocivos, como a chuva ácida. No entanto, há restrições, porque desfiguram obras de arte.
Entidade poderia ampliar projeto
O historiador e arqueólogo Francisco Marshall, professor da UFRGS, critica o método empregado pela prefeitura. Diz que é necessário um plano amplo e permanente, o qual proteja o conjunto dos monumentos:
- É uma ação tópica, paliativa.
O Sinduscon aplicou R$ 250 mil na restauração de 12 obras. O coordenador do projeto pela entidade, Zalmir Chwartzmann, anuncia que o sindicato poderia assumir a recuperação de toda a estatuaria da Redenção, se houver interesse.
O coordenador da memória cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Luiz Antônio Custódio, confirma a disposição da prefeitura em, após finalizado o primeiro lote, ter outros monumentos do parque restaurados com o apoio da entidade. O acervo está sendo recuperado após um inventário verificar as obras que existiam na Redenção.