
Dar uma espiadinha virtual na cozinha de um restaurante novo, mostrar para os amigos como é o camarote da balada e conferir os equipamentos antes de visitar a academia. Acaba de chegar em Porto Alegre uma ferramenta que permitirá ao usuário da web navegar visualmente pelos seus locais de destino antes de sair de casa. A partir de imagens 360º do ambiente interno, o Google Business View possibilitará a estabelecimentos comerciais uma espécie de "street view indoor".
- O Google pode até não dominar o mundo, mas vai mapeá-lo todinho - diz Paulo Kendzerski, presidente da WBI Brasil, empresa que oferece o serviço no Sul.
Credenciada junto ao Google, a agência faz o meio de campo entre o empresário e o consumidor final, a partir do registro fotográfico e do cadastramento das imagens no buscador.
Já conhecido em cidades do Exterior e capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, o serviço é destinado para empreendimentos como restaurantes, salões de beleza, academias, lojas de varejo e de departamento, oficinas, escritórios corporativos, repartições públicas e imobiliárias. Pelo contrato, apartamentos, casas, clínicas psiquiátricas, centros de emergência, reabilitação e de recuperação de dependentes químicos, instalações policiais ou militares, centros de detenção e presídios e locais que exponham nudez, obscenidade e material sexualmente explícito não estão qualificados para sessões de fotos.
Na lista de clientes da Capital que, nos próximos dias, deve estrear em novo formato nas buscas online estão empresas como a boate sertaneja Woods, o restaurante Hashi Art Cuisine e o Centro de Treinamento Funcional Time Villeroy.
A Barbearia La Máfia, na zona norte da Capital, foi o primeiro cliente a testar o novo serviço. Há três meses, quando abriu as portas para um público exclusivamente masculino, o salão apostou em uma opção diferenciada para a cidade. A estratégia de oferecer um serviço tradicional, como o corte da barba, em um espaço com sala de jogos, bar e local para eventos trouxe para os proprietários Jader Lewis e Lucas Siqueira o desafio de inovar também na divulgação.
Custo do serviço pode chegar a R$ 1.650
Para se tornar parceira do Google, a WBI Brasil teve de atender a uma série de requisitos, como ter um fotógrafo credenciado da mesma cidade e fazer pelo menos três testes fotográficos antes de assinar o contrato. Outros requisitos eram em relação ao padrão de qualidade das fotos e marca do equipamento. Rosto e placas, por exemplo, têm de ser borrados no retrato.
- Fizemos um plano de negócios e projeção de resultados. Também passamos por treinamentos para as equipes comercial, administrativa e de fotografia - conta Paulo Junior Kendzerski, diretor da empresa.
O custo do serviço varia entre R$ 650 e R$ 1.650, com pacotes que incluem de nove a 30 fotos. O prazo para a divulgação das imagens na web após o registro é de 15 dias.