
As mudanças nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, que agora têm sentidos únicos e opostos, surpreenderam alguns motoristas e pedestres na manhã desta sexta-feira, quando passaram a valer. As opiniões de quem circulou pela área nas primeiras horas nem sempre eram positivas.
A empresária Claudia Machado, que tem uma farmácia na Praia de Belas, lamentou a perda de movimento vindo do centro da cidade:
- Acho que o trânsito ficará melhor, mas vou perder clientes.
Mudança nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros já estão valendo
Em um ponto de táxi da mesma avenida, os motoristas reclamavam. Segundo eles, houve perda de espaço com as reformas, cabendo apenas cerca de 20 táxis de um total de 42. Além disso, eles também temem que a inversão de sentido da via reduza o número de passageiros.
- A EPTC não busca a opinião de quem está na rua trabalhando - diz o taxista José Carlos Bitencourt.
Veja as principais mudanças do binário
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirmou que acompanhará a questão, podendo rever a estrutura do ponto, mas disse que sempre esteve aberto ao diálogo.
- Conversamos com o supervisor do ponto e com o vice-presidente da associação dos permissionários e discutimos o projeto.
Apesar da liberação do trecho, algumas estruturas do binário ainda não foram concluídas, o que deve acarretar obras ao longo dos próximos 40 dias. Veja abaixo o que funcionou e o que não funcionou depois da abertura das vias.
NÃO FUNCIONOU
Estruturas sem conclusão: horas depois de aberto o binário, algumas importantes sinaleiras de pedestre ainda não funcionavam. Na alça de acesso do viaduto Dom Pedro I para a Praia de Belas, onde o tráfego era intenso, quem queria atravessar precisava ficar atento ao sinal dos carros, assim como em outros pontos.
Há ainda pelo menos 40 dias de obras, em que devem ser feitos troca de pavimentos, sinalização e ajustes em alças de acesso. Para Carla Meinecke, gerente de planejamento de trânsito e circulação da EPTC, a abertura antes da conclusão não foi precipitada:
- É um momento favorável, porque não há tanto trânsito na cidade. Além disso, com a circulação e a opinião dos moradores que circulam pela área, podemos seguir trabalhando e fazendo ajustes.
Divulgação: O fechamento de algumas faixas desde a madrugada até as 9h gerou congestionamento em alguns pontos. Depois de liberado o tráfego, o trânsito ainda fluiu lento por cerca de uma hora, e era possível ver muitos motoristas pararem para pedir informação a fiscais de trânsito e taxistas.
- O pessoal não foi informado como deveria, vai demorar até que se acostume - disse o taxista José Carlos Bitencourt, que ajudava motoristas confusos com informações.
Usuários do serviço de ônibus também se surpreenderam com a mudança de rota de alguns coletivos. A aposentada Rejane Guedes, que mora no Menino Deus há mais de 50 anos, não estava preparada para descer na Praia de Belas quando o ônibus da linha T7 se aproximava de seu bairro - até quinta-feira, a linha seguia pela Borges de Medeiros.
- Faltou divulgação - diz Rejane depois de descer na parada errada.
Nas paradas, não havia sinalização, mas fiscais da EPTC informavam passageiros sobre as mudanças.
FUNCIONOU
Horário: pouco depois das 9h, horário marcado para a liberação das vias, o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, retiravam os cones que impediam o acesso à Avenida Praia de Belas pelo viaduto D. Pedro I. Ao mesmo tempo, a Borges de Medeiros também liberou o trânsito no sentido Centro-bairro.
Fiscais da EPTC: ao longo do binário, muitos fiscais da EPTC podiam ser vistos acompanhando o trânsito e orientando pedestres e motoristas. Segundo a empresa pública, o efetivo continuará reforçado ao longo de 30 dias no local. Depois do período, será avaliada a necessidade de continuar com a forte presença por mais tempo.
No infográfico abaixo, veja o que muda no trânsito da região:
*Zero Hora