Porto Alegre

Porto Alegre

Aplicativo simula valor da corrida de táxi na Capital

Ferramenta desenvolvida pela EPTC também possibilita pesquisar trajetos dentro da cidade

Luciano Lanes / Divulgação Prefeitura de Porto Alegre
Usuário deve informar origem, destino, dia e horário desejados

Por meio de aplicativo disponível a partir de hoje, os usuários de táxi de Porto Alegre podem simular os valores aproximados de uma corrida e pesquisar trajetos possíveis dentro da cidade. A ferramenta desenvolvida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) leva em consideração a origem, o destino e também os dias e horários desejados para os deslocamentos, fornecendo a estimativa de acordo com a bandeira vigente.

O sistema pode ser acessado pelo site tarifataxipoa.com.br, adaptando-se a qualquer tipo de tela, e está acessível para usuários Android na Playstore . Entre suas funcionalidades, o aplicativo também aponta a localização do usuário por meio de GPS, informa a distância estimada do trajeto, exibindo no mapa possível rota de viagem, além de incluir um cadastro de locais favoritos para a viagem e fornecer informações sobre valores de volumes extras levados pelos passageiros.

Leia também:

10 aplicativos que podem ajudar no estudo para concursos públicos

Apple Watch mede batimentos cardíacos, atende ligações e realiza pagamentos

O aplicativo gratuito foi totalmente criado pela TI da EPTC no período aproximado de dois meses, de acordo com o coordenador da equipe, Félix Junqueira Flesch, com o objetivo de facilitar e dar mais transparência à relação entre taxistas e passageiros.

- É para o cidadão ter a informação fidedigna, fornecida pela prefeitura, sobre sua tarifa de táxi. Assim, o próprio usuário pode visualizar o seu trajeto - afirma Flesch.

O coordenador acrescenta que foi disponibilizada uma versão de testes, portanto avaliações e sugestões podem ser encaminhadas através do e-mail desenv@eptc.prefpoa.com.br. A equipe trabalha para lançar o aplicativo em sistema IOS dentro de dois meses.

A ferramenta foi apresentada pelo prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, na manhã desta quarta-feira, no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).

Como funciona:

- Quando o usuário clicar no marcador, o sistema buscará a localização do aparelho via GPS e preencherá automaticamente.

- Com a origem apontada, deve-se digitar o destino.

- O usuário pode alterar data e horário, a fim de calcular a bandeira desejada, clicando nos ícones em forma de calendário e relógio.

- Ao clicar em "simular", o aplicativo dará o mapa do trajeto com informações sobre bandeira, valor e distância.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esportes ao Meio-Dia

12:00 - 12:50