
Problema recorrente no último ano, segundo funcionários, a UTI localizada no quarto andar do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre voltou a ficar sem ar-condicionado no começo do mês de abril. O problema já tinha ocorrido no mês de outubro, quando a reportagem de ZH visitou o local e verificou que os internados usavam até mesmo papelões e leques para espantar o calor.
Desta vez, o equipamento parou de funcionar no dia 3 de abril. Conforme uma funcionária que não quis se identificar, alguns colegas chegaram a levar ventiladores para enfrentar o calor no ambiente de trabalho.
- É um ar-condicionado antigo, vive dando problema. E ainda não nos deram previsão de quando volta a funcionar - disse.
Falta de ar-condicionado em UTIs aumenta risco a pacientes do HPS
Apenas uma das cinco ambulâncias do Samu está nas ruas
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desta vez, o problema teria sido causado pela queima do compressor, por curto circuito, do equipamento. A empresa contratada para a manutenção dos aparelhos teria sido acionada "imediatamente", mas a peça teria chegado apenas na quarta-feira. O novo compressor já teria sido instalado e o ar-condicionado deve voltar a funcionar até sexta-feira.
Conforme a SMS, o aparelho que controla a temperatura ambiente na UTI indica que ela está adequada no local, que conta com 10 leitos.
*ZERO HORA