
O conhecido costume do prefeito José Fortunati de disparar mensagens de WhatsApp para seus secretários avisando dos problemas na cidade agora poderá ser copiado pelos moradores de Porto Alegre. A prefeitura lançou na manhã desta terça-feira a rede social e aplicativo Colab, em que os cidadãos poderão informar sobre buracos de rua, estacionamento irregular, falta de iluminação e outros assuntos divididos em 13 categorias.
Além de atuarem como fiscais na Capital, os usuários poderão propor ideias e sugerir projetos e avaliar serviços públicos - essa opção ainda não estava em funcionamento na manhã desta terça. Criado por uma empresa paulista, o Colab já atende prefeituras como Curitiba (PR) e Teresina (PI) e agora chega a Porto Alegre gratuitamente.
Foto: Reprodução
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A companhia lucra com o desenvolvimento de extensões e aperfeiçoamentos do programa, o que não será preciso na Capital porque o sistema do 156-Fala Porto Alegre será utilizado. Serão os funcionários do 156 que farão o atendimento do aplicativo e repassarão os dados para as devidas secretarias. De acordo com o prefeito, não haverá contratação de mais funcionários para o 156. A equipe atende mais de 2 mil telefonemas por dia com reclamações da população, mas ele garante que não ficarão sobrecarregados. O problema está na ponta final.
- Não é necessária uma equipe especial para o Colab. O pessoal do 156 já foi treinado. Teremos, isso sim, que qualificar as equipes nas secretarias. O problema será o atendimento às demandas nas secretarias, porque vamos precisar de mais pessoas e mais horas extras - disse Fortunati.
O prefeito espera que aconteça uma migração de boa parte dos telefonemas e visitas às secretarias para o contato via Colab. A movimentação seria semelhante ao que houve com o lançamento do aplicativo do Procon, há dois meses. Houve uma migração de 41% de quem ia à sede do Procon para o aplicativo. Os atendimentos presenciais acabarão ficando para os casos mais complexos e graves, espera Fortunati.
Regras vão balizar o uso do programa pela população
Uma das diferenças do Colab para outras iniciativas semelhantes de ações colaborativas na internet é que não serão permitidos usuários anônimos. Por isso, as pessoas deverão se cadastrar via seu perfil de Facebook. Ainda neste mês, será possível acessar cadastrando o CPF ou o e-mail, segundo o cofundador da empresa Paulo Pandolfi. Uma das características do programa é a transparência, disse ele:
- Todos os dados serão visíveis para todo mundo.
Os termos de uso do Colab permitem denúncias a publicações, assim como ocorre no Facebook. O objetivo é evitar discussões políticas ou brigas no ambiente virtual. Uma equipe do Colab receberá as denúncias e decidirá se a postagem em questão será excluída ou não.
Até o início da tarde desta terça-feira, cem postagens haviam sido feitas. Até o momento, a ferramenta contabilizava 884 seguidores.
Como utilizar o sistema
1- Acesse o site colab.re
2- Cadastre-se utilizando o seu perfil do Facebook
3- Você pode informar sobre problemas de 13 tipos: aeroporto, água e esgoto, área rural, estabelecimento irregular, iluminação e energia, limpeza e conservação, meio ambiente, pedestres e ciclistas, saúde, segurança, transporte público, urbanismo e vias e trânsito
4- Outra opção é propor instalação de banco para sentar, banheiro público, bicicletário, ciclovia/ciclofaixa, estação de bicicleta de aluguel, faixa de pedestre, faixa exclusiva de ônibus, fiscal de trânsito, iluminação pública, lixeira, mais assentos, mais comércio, mais sinalização, parada/ponto de ônibus, parque infantil, pavimentação de via, plantar uma árvore/arborização, praça, rampa de assessibilidade, recuperação de equipamento público e tombamento de imóvel.
5- Para informar um problema, o usuário pode fazer uma foto do local com o seu smartphone, gerar sua geolocalização via GPS e detalhar em texto o problema e o endereço
6- A postagem também pode ser feita pelo computador, localizando o problema por meio de um mapa
7- O aplicativo está disponível para iOS e Android e em breve estará funcionando também em Windows Phone