
Troféu prometido pelo esforço da Capital em atrair jogos da Copa do Mundo, o desembarque maciço de turistas estrangeiros após o torneio - seduzidos por uma Porto Alegre que conheceriam pela TV ou pelas maravilhas contadas por amigos que estiveram na cidade - ainda não foi entregue. Em entrevista a ZH no último dia 14, o prefeito José Fortunati afirmou que o turismo internacional aumentou em 20% após o evento. Não é o que dizem empresários do setor - que, ironicamente, calculam o inverso.
Conforme o Sindpoa, sindicato que representa hotéis e restaurantes da Capital, a chegada de gringos recuou 20% em relação à ocupação que era registrada 12 meses antes do evento.
- Talvez esse aumento tenha ocorrido lá no Nordeste ou no Rio de Janeiro, destinos para quem procura o Brasil em busca de lazer. Nosso turismo depende de negócios. Como o Estado não cresce e não atrai novas empresas, os estrangeiros não estão vindo - afirma o presidente do Sindpoa, Henry Chmelnitsky.
Turismo em Curitiba e Belo Horizonte não acompanhou perspectiva prometida na Copa
Em bares e restaurantes, os sotaques americanos ou espanhóis também rarearam, diz Chmelnitsky:
- No final de julho e em agosto de 2014, houve um pequeno aumento na vinda de estrangeiros. Mas esse movimento foi encolhendo mês a mês.
Número foi ato falho, diz prefeito
Outro potencial legado, a realização de mais eventos esportivos ou técnicos na capital gaúcha, igualmente anda a passos curtos. Conforme o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, o número de encontros, congressos e conferências previsto para este ano chega a 40, apenas cinco a mais do que em 2014 - ano que teve um mês inteiro "morto" para os negócios em razão dos jogos. Em 2013, foram realizados 92 eventos.
- É inegável que a receptividade da população e o know how absorvido durante a Copa credencia Porto Alegre a atrair turistas e novos eventos. Mas isso ocorrerá, principalmente, mais para frente: os congressos internacionais que têm ocorrido em 2015 estavam marcados há pelo menos um ano - afirma Fernando Kanbara, presidente do Convention & Bureau da Capital.
Relembre: Turistas se divertem acompanhando a Copa em Porto Alegre
Copa do Mundo leva a recorde de gastos de turistas estrangeiros no Brasil
Dados da Embratur reforçam a boa percepção destacada por Fernando. Pesquisa realizada com estrangeiros que estiveram na Capital durante o Mundial mostrou que a cidade foi a segunda mais citada pelos visitantes em intenção de retorno, atrás apenas de Brasília.
Procurado pela reportagem para explicar a origem dos dados fornecidos na entrevista no dia 14, o prefeito José Fortunati informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "cometeu um ato falho, ao considerar o aumento geral de turistas em Porto Alegre como dados referentes apenas à vinda de estrangeiros".
A Secretaria Municipal de Turismo acompanha, por amostragem, o fluxo de visitantes nos centros de informação. De julho de 2014 a maio de 2015, em comparação com o período entre julho de 2013 e maio de 2014 (sem incluir, portanto, o período da Copa), o número total de turistas subiu 13%, mostra a pasta. E a chegada de estrangeiros cresceu 2,3%.
ENTREVISTA: "É preciso reforçar a divulgação lá fora"
Depois de viajar por 127 países, Beto Conte aprendeu a avaliar o que atrai - e o que repele - turistas a algum destino. O diretor da STB Trip & Travel, uma das maiores agências de intercâmbio do Estado, e autor do blog Beto no Mundo avalia que Porto Alegre deve investir em seu potencial de turismo de negócios, mas perdeu a oportunidade de encantar visitantes da Copa com suas belezas culturais e naturais.
Por que o turismo internacional não deslanchou em Porto Alegre depois da Copa?
Quando planejam vir ao Brasil, os turistas preferem destinos mais ligados à natureza, como Pantanal, Amazônia, Foz do Iguaçu e, é claro, as praias do Nordeste. Isso não mudou. Geralmente há uma ligação afetiva dos turistas que vêm à Capital: eles se impressionam com tantos descendentes de europeus, criam afeto pela cidade. Mas daí até convencer amigos ou parentes a trocar os destinos mais conhecidos pelo Rio Grande do Sul, há uma distância.
Poder público e o trade turístico conseguiram aproveitar a Copa para mostrar as principais atrações do Estado?
Este trabalho poderia ter sido reforçado, para aumentar a chance de retorno. Muitos visitantes ficaram só em Porto Alegre, poucos conheceram a diversidade cultural e natural do Estado: os cânions, a colonização alemã e italiana, o Pampa, as Missões. Por outro lado, temos de reconhecer que os torcedores passaram por várias cidades brasileiras, e preferiram passar mais tempo onde havia praia.
Porto Alegre deve focar seus esforços em atrair mais turistas de negócios, ou tentar fomentar o turismo de lazer?
Temos ótimos hotéis, centros de convenções e restaurantes, que potencializam a atração de eventos internacionais. A oportunidade está em mostrar a este turista que vale a pena trazer sua família ou ficar aqui mais alguns dias, pois há muita coisa legal para fazer. É preciso reforçar a divulgação de nosso Estado lá fora.