Ao menos quatro emergências SUS para adultos de hospitais de Porto Alegre atendem com restrição nesta segunda-feira, devido à superlotação. Casos considerados graves estão sendo priorizados.
A situação mais crítica é a do Hospital de Clínicas, que recebe número de pacientes quase quatro vezes superior a sua capacidade: são 151 pessoas para 41 vagas. Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação do hospital, estão sendo usados todos os recursos materiais e humanos disponíveis e, enquanto perdurar a situação, serão atendidos somente casos de risco extremo de morte.
Leia também:
Santa Casa inaugura espaço de acolhimento para pacientes e familiares
Hospital de Charqueadas: após promessa de abrir em junho, prefeitura não tem previsão de inauguração
No Hospital Conceição, o atendimento está restrito até a meia-noite. O serviço registra 147 pacientes na tarde desta segunda-feira, enquanto a capacidade é de 64 leitos. Já o Hospital São Lucas da PUCRS está atendendo 17 pacientes, mas conta com apenas 13 leitos.
A assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre comunicou que também há restrição no atendimento da emergência do Hospital Santa Clara, mas não soube informar a demanda do serviço.
Já nos hospitais Presidente Vargas, Ernesto Dornelles e Mãe de Deus, o atendimento está sendo realizado normalmente. O Moinhos de Vento tem restrição apenas no serviço pediátrico.