Previsão do tempo

Começo da semana terá chuva, e frio volta na quarta-feira

Domingo foi de tempo aberto: temperatura chegou a 22°C na Capital

Por: Jéssica Rebeca Weber
24/07/2016 - 19h22min
Começo da semana terá chuva, e frio volta na quarta-feira Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Depois de um final de semana de sol, com friozinho pela manhã e temperaturas chegando a 25,7ºC em São Borja no domingo, a chuva pode dar as caras em boa parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. De acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Somar, ainda no começo do dia pode haver precipitação e até mesmo temporais na Região Sul, enquanto no restante do Rio Grande do Sul a previsão é de tempo aberto. No final da tarde, a instabilidade pode se espalhar pelo Estado.

— A chuva ocorre principalmente à noite, por causa de um sistema de baixa pressão entre o Estado e o mar — explica Fabiene.

Leia também:
Entenda como funcionam os aeroportos em dias de nevoeiro

A mudança se dá pela formação de um ciclone extratropical, que contribuiu para a instabilidade. Na terça-feira, o dia será chuvoso, com a possibilidade de rajadas de vento de mais de 60 km/h. Em Porto Alegre, deve chover em torno de 30 mm. O sol pode aparecer apenas entre nuvens, com pouca abertura.

As temperaturas devem permanecer semelhantes às dos últimos dias no começo da semana, com possibilidade de névoa úmida pela manhã nas áreas mais ao norte e nordeste do Estado. Caxias do Sul terá mínima de 11ºC e máxima de 26ºC nesta segunda e terça-feira.

Mas na quarta-feira, enquanto o tempo volta a abrir, as temperaturas amenas darão lugar ao frio novamente por causa de uma massa de ar de origem polar. Pode gear em boa parte do Estado na quinta-feira e, embora não haja previsão do fenômeno em Porto Alegre, os termômetros podem voltar a registrar 4ºC na Capital. Em pontos mais altos, como São José dos Ausentes, a temperatura pode ficar negativa.

Entre quarta e quinta-feira, a agitação marítima aumenta no litoral norte gaúcho, com ondas que superam os três metros de altura. Os meteorologistas analisam a possibilidade de haver uma nova onda de frio forte no Estado no começo de agosto. 

Leia mais notícias do dia

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.