Porto Alegre

Prefeitura recebe resultado e Grupo de Trabalho se reúne nesta segunda para discutir laudos sobre água

Exames coletados em cinco pontos da Capital serão apresentados em encontro entre representantes de diversos órgãos

18/07/2016 - 12h16min | Atualizada em 18/07/2016 - 12h21min
Prefeitura recebe resultado e Grupo de Trabalho se reúne nesta segunda para discutir laudos sobre água Carlos Macedo/Agencia RBS
Casa de bombas da Trensurb foi um dos pontos que teve água coletada para análise Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Já estão nas mãos da prefeitura os laudos de análises da água de Porto Alegre encomendados a um laboratório de São Paulo no mês passado. Na tarde desta segunda-feira, os resultados serão apresentados ao Grupo de Trabalho criado para discutir soluções às alterações no cheiro e no sabor da água, que se arrastam há quase dois meses na Capital

Leia mais:
Infográfico: veja os pontos investigados pela Fepam sobre alterações na água

"Não é ideal ter a captação do Dmae em um ponto tão poluído", afirma secretária sobre alterações na água
Fepam fará monitoramento semanal na água do Guaíba

Representantes de diferentes órgãos da prefeitura e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) conversarão sobre análises feitas em cinco locais: em um ponto do Guaíba perto da rodoviária, na água bruta e na água tratada da Estação São João do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na casa de bombas da Trensurb e na empresa Cettraliq, que trata efluentes líquidos e despeja o resultado do processo na rede pluvial. Na semana passada, após reunião com a Fepam, a companhia de tratamento de efluentes suspendeu as emissões até que instale um filtro de ozônio ao final do tratamento, como medida preventiva. 

Segundo a prefeitura, a empresa, que pode ter relação com as alterações na água, licenciada pela Fepam até 2019, está em situação irregular. Após notificações da secretarias de Urbanismo e de Indústria. Comércio e Serviços, na sexta-feira, ela ganhou 30 dias para se manifestar e, posteriormente buscar regularização para seguir atuando em Porto Alegre. 

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.