Dia do Gaúcho

Cerca de 1,5 mil cavalarianos participam do Desfile Farroupilha em Porto Alegre

Evento ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto ao Parque Marinha do Brasil

Por: Jéssica Rebeca Weber
20/09/2016 - 11h51min | Atualizada em 20/09/2016 - 14h10min
Cerca de 1,5 mil cavalarianos participam do Desfile Farroupilha em Porto Alegre Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

O desfile cívico e tradicionalista de 20 de Setembro marcou a manhã desta terça-feira na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto ao Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. Depois da passagem de representantes de instituições como a Brigada Militar — incluindo caminhões dos bombeiros e o sobrevoo de um helicóptero —, cerca de 1,5 mil cavalarianos de 67 entidades tradicionalistas marcharam em direção à Avenida Ipiranga, segundo estimativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Membro de um dos piquetes, Thiago Silvino, 27 anos, levou o sobrinho Rodrigo, de apenas 3 anos, junto de si no lombo do cavalo. Era a primeira participação do guri — que ao final do desfile dizia, cheio de coragem, que no próximo ano quer cavalgar sozinho.

Leia também
Veja o que abre e o que fecha no feriado de 20 de Setembro em Porto Alegre
Veja cinco comidas gaudérias que fazem sucesso no Acampamento
Em videográfico, veja como foi a Tomada de Porto Alegre, que marcou o início da Revolução Farroupilha

Ao longo dos três quilômetros do percurso, milhares de pessoas assistiram à demonstração. O funcionário público Marion da Silveira Pereira, 44 anos, de Cachoeira do Sul, chegou com uma hora de antecedência, munido de cadeiras de praia para ele, o filho, Ryan, e a mãe, Eva, além da térmica e da cuia com mate. Ele costuma prestigiar o evento com sol ou chuva.

— O desfile é motivo de orgulho para mim e para a família inteira. Desde pequeno eu desfilava em Cachoeira — conta.

A auxiliar de regulação Mari Rosângela da Silva e o motorista Luis Carlos da Silva lembravam que, na primeira vez que levaram a filha única para assistir o desfile, ela tinha apenas um ano. A menina passou pelo colo, pela garupa do pai e, hoje, com 12 anos, Isadora acompanha os pais com gosto para prestigiar o tio, que desfila pelo CTG Estância da Azenha.

Em ano eleitoral, o Desfile Farroupilha teve outra característica marcante, além da demonstração de respeito pela cultura gaúcha. Bandeiras do Rio Grande do Sul se misturaram a bandeiras de partidos no meio do público, e militantes distribuíam material de políticos ao público, enquanto carros de som passavam o mais perto que podiam do evento. 


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.